Collage e rendilhado são as próximas oficinas de artes oferecidas pelo Arquivo Público e Histórico de Rio Claro. Neste sábado (7), o artista visual Erick Muller Thurm realiza a oficina de collage das 9 às 12h e, no período da tarde, acontece a oficina de rendilhado, com o artista plástico Danilo Heleno Monaco, das 13 às 16h.
Formado pela Unicamp, Erick Thurm viveu em cidades como Londres e Berlim. Com experiências em arte e multimídia, especializou-se em Collage e Assemblage, técnicas que utilizam a colagem de objetos de diversos tipos, tamanhos e texturas para criar relevos. Ao colar papéis, tecidos e madeira em uma tela, o artista consegue ultrapassar os limites da superfície e da pintura.
Inspirado em quadrinhos, super-heróis e nos trabalhos em collage de Pablo Picasso, Erick Thurm iniciou sua carreira artística no desenho. Pretende passar aos participantes da oficina de sábado o conceito da collage como produção de estética visual e outras formas de arte e mídia.
O artista plástico rio-clarense Danilo Monaco expôs seus trabalhos de pintura e rendilhado em São Paulo em diversos espaços culturais como Euroart e a SãoPaulo/Universidades. No exterior realizou exposições na França, pelo projeto Année du Brésil en France, em Deauville, e na Alemanha, na escola Volksschule, em Wolfsburg.
Na técnica de rendilhado Danilo Mônaco utiliza rendas de vários tamanhos e desenhos como forma de matriz para aplicação da tinta sobre a tela de madeira. “A renda serve como uma máscara, que podemos moldar e grafitar por cima”, explica Danilo.
Com o objetivo de disseminar a arte enquanto agente motivador e transformador social, as oficinas artísticas incentivam os alunos a participarem de concursos e mostras. “As oficinas acontecem todos os anos em função do Salão de Artes Novos Olhares. É um estímulo a novos artistas plásticos que queiram participar do salão ou até mesmo aprender novas técnicas”, comenta Maria Teresa de Arruda Campos, superintendente do Arquivo Público.
As aulas são gratuitas e todos os materiais utilizados nas oficinas de arte serão fornecidos pelo Arquivo Público. Os interessados em colaborar com o coffee-break podem contribuir com o valor de dez reais. As inscrições podem ser feitas pelo e-mailadm@aphrioclaro.sp.gov.br. Mais informações são obtidas pelo telefone (19) 3522.1938.