Patrimônio Cultural e Turismo é o tema da palestra dopróximo Bate-Papo Cultural, que acontece nesta terça-feira (27) no Arquivo Público e Histórico de Rio Claro, ministrada pelo professor Lluís Mundet i Cerdan, da Universidade de Girona, na Espanha.
Há quatro meses no Brasil, Lluís Mundet desenvolve projeto na Unesp de Rio Claro como professor visitante estrangeiro. Convidado pelo Arquivo Público para falar sobre a tendência de expansão do turismo mundial, o pesquisador fará uma exposição sobre os casos das jazidas arqueológicas de Serinyà e das ruínas de Empuries, na Catalunha.
“O Patrimônio histórico vem criando estratégias para a criação de novas oportunidades que atraiam o olhar do turista”, comenta Lluís. “O turista cultural é exigente em qualidade de serviços e informação, pois tem maior poder aquisitivo. Cabe aos setores público, privado e a universidade se organizarem para propor um produto de qualidade”, completa.
Licenciado em Filosofia e Letras (curso de Geografia e Historia) pela Universidade Autônoma de Barcelona, Lluís Mundet i Cerdan tem artigos publicados nas revistas indexadas com os mais altos índices de impacto da área de turismo, conferidos pelo Journal Citation Report (JCR). É doutor em Geografia na Universidade de Girona e membro do Laboratório Multidisciplinar de Pesquisa em Turismo (LMRT).
A 59ª edição do projeto Bate-papo Cultural conta com mediação do professor Romualdo Dias, da Unesp de Rio Claro. O evento é aberto ao público confere certificado de participação. O Arquivo Público está localizado no NAM – Núcleo Administrativo Municipal, na Rua 6 nº 3.265, Alto do Santana. Mais informações são obtidas pelo telefone 3522.1938.