“A educação no regime militar, projetos educacionais experimentais e ginásios vocacionais” é o tema da palestra do pesquisador em educação Daniel Ferraz Chiozzini no 73º Bate-papo Cultural do Arquivo Público e Histórico de Rio Claro. O encontro será realizado na próxima terça-feira, dia 29 de julho, às 20 horas, na sede do Arquivo, localizado na rua 6, nº 3265, Alto do Santana.
Mestre e Doutor em Educação pela Unicamp, Daniel Chiozzini fará uma exposição da política educacional nos anos 1950 e as mudanças implementadas após o golpe militar. Ao expor projetos educacionais experimentais da época, o professor destacará os ginásios vocacionais do estado de São Paulo, especialmente o pólo de Rio Claro, como das mais inovadoras experiências educacionais desenvolvidas no Brasil.
Inspirados no projeto pedagógico da Escola de Sèvres e da Escola Compreensiva Inglesa, que defendiam a participação ativa e consciente do aluno em uma sociedade democrática, os ginásios vocacionais apresentavam baixíssimos índices de reprovação, de faltas e de evasão escolar. O professor investiga as origens, as contradições e as crises desses estabelecimentos dirigidos ao ensino de alunos de 5ª a 8ª séries.
Daniel Chiozzini possui Pós-Doutorado em Educação: História, Política e Sociedade pela PUC de São Paulo, onde atua como professor-doutor. Além de integrar grupos de pesquisa sobre educação, desenvolve também estudos sobre história e memória da educação brasileira, educação e ditadura militar, escolas experimentais e ginásios vocacionais.
O Bate-papo Cultural é aberto ao público, oferece certificado de participação e inclui sorteios de quites com produtos do Arquivo. Mais informações podem ser obtidas pelo telefone 3522.1938.