A história da educação em Rio Claro é assunto do 62º Bate-papo Cultural que será realizado nesta terça-feira, 12 de novembro, no Gabinete de Leitura, às 20h. A convidada do evento, professora Daniela Cristina Lopes de Abreu, profere a palestra “As estratégias de escolarização primária na cidade de Rio Claro – 1890-1920” e lança livro de sua autoria sobre o tema.
Com graduação em pedagogia e mestrado em Educação Escolar pela Unesp de Araraquara, Daniela Abreu é doutoranda da USP em História da Educação e Historiografia. Em sua exposição, a professora traça o mapa das instituições educativas criadas na Primeira República e analisa suas múltiplas estratégias de escolarização primária.
“As políticas regionais, a produção cafeeira e a chegada da linha férrea são fatores que fizeram Rio Claro, como muitas outras cidades do interior paulista, passarem por transformações no início do período republicano”, diz Daniela ao destacar as diferenças da escolarização primária das cidades interioranas em relação à capital.
Após uma discussão sobre o tema da palestra haverá o lançamento do livro “Escola Primária Paulista – Propostas de mudança nos anos 1970 e 1980”, de Daniela Abreu. O livro poderá ser adquirido no local pelo preço de vinte reais.
O Bate-papo Cultural é um projeto do Arquivo Público e Histórico de Rio Claro, em parceria com a Unesp de Rio Claro, que promove encontros entre pesquisadores e a comunidade. Com eventos mensais, a iniciativa criou um espaço de diálogos e trouxe palestrantes de diversas áreas do conhecimento, com aulas e conferências gratuitas.
O 62º Bate-papo Cultural será aberto ao público e oferecerá certificado de participação aos presentes. O Gabinete de Leitura se localiza na Avenida 4, nº 427, entre as ruas 5 e 6, no Centro. Mais informações sobre o encontro cultural podem ser obtidas pelo telefone 3522.1938.