O 100º Bate-papo Cultural será realizado nesta terça-feira (28), às 20 horas, na sede do Arquivo Público e Histórico de Rio Claro, e tratará das ações realizadas pela autarquia no que tange à produção e difusão, visando reconhecer os saberes a partir das experiências.
O encontro contará com as presenças do prof. dr. Romualdo Dias, da advogada Tereza Andrade e da psicóloga Maria Teresa de Arruda Campos, superintendente do Arquivo Público desde 2009.
A 100ª edição do Bate-papo cultural apresenta o caldo construído em sete anos e meio produzido pelas ações integradas que ouviu e registrou nos saberes de diferentes cidadãos, muitos deles nunca reconhecidos. Ouviu e registrou nos saberes de pesquisadores generosos em compartilhar o que aprenderam, pesquisou e imprimiu das histórias da cidade, de suas instituições, de seus lugares, festas, ritos e costumes, convocou e disponibilizou nas artes plásticas e na fotografia.
“São muitas as frentes que vão se apresentando e desafiando um novo e movimentado fazer. Experiência ímpar para quem ouviu o chamado para viver a festa do simples que traz vida”, diz Teresa.
O professor Romualdo Dias é mestre em Educação, doutor em Filosofia Política, livre docente Sociologia da Educação, com pós-doutorado na Universidade Complutense de Madri na área de Sociologia. É professor da Unesp de Rio Claro e desenvolve parceria cultural com o Arquivo Público deste Arquivo desde 2009.
A advogada Tereza Andrade é fundadora da Editora Lamparina, especializada na temática da educação, políticas públicas e direitos. Maria Teresa de Arruda Campos, mestra e doutora em educação, é psicóloga e pedagoga.
Inspirado no Café Filosófico (TV Cultura), o projetoBate-papo Cultural surgiu em 2009 e tornou-se um eventomensal com o objetivo de promover o encontro entrepesquisadores e a comunidade. A iniciativa criou um espaço de diálogos e trouxe a Rio Claro mais de cem palestrantes de diversas áreas do conhecimento.
O encontro cultural é aberto ao público e oferece certificado de participação. O Arquivo Público localiza-se na Rua 6, nº 3265, Alto do Santana, no NAM – Núcleo Administrativo Municipal. Mais informações podem ser obtidas pelo telefone (19) 3522.1948.