MENU

accessible_forward Acessibilidade
10 de dezembro de 2013 Arquivo Público e Histórico

No Terreiro do Tambú Promovendo a Continuidade do Batuque de Umbigada na cidade de Rio Claro/SP De volta à tradição!

Batuque de Umbigada ressurge após 40 anos de silêncio, em Rio Claro-SP.

O encontro final será em 14 de dezembro de 2013, no Clube Tamoyo, com entrada gratuita.

Os tambores do Tambú ou Batuque de Umbigada estavam silenciados na cidade deRio Claro a mais de 40 anos. Em 2011, Ivan Bonifácio e Daniel Mói começam a fabricaçãodos instrumentos necessários, sob a orientação dos batuqueiros antigos de Rio Claro e região.

No início de 2012 acontece o batizado de Jerônimo, o grande tambor chamado desete léguas dado o alcance de sua sonoridade. Nesse momento Ailton de Oliveira,conhecido como Mestre Malvino aceita compartilhar seus conhecimentos.

Percussionista formado em Tatuí, Mestre de Bateria da Escola de Samba Grasifs, Mestre Malvino cresceu com os tambores, sendo seu pai o responsável pela organização de uma das maiores festas do Tambú que se tem notícia até meados dos anos 60.

Nesse tempo, acusado de lucrar com a realização dos festejos, entrega a coordenação das atividades. Pouco tempo depois o batuque para de acontecer em Rio Claro.

A fabricação dos tambores fez com que Mestre Malvino aceitasse voltar com obatuque, pois deveria haver condições propícias para a continuidade do que seu pai deixouno auge, como gosta de ressaltar.

Sua orientação é que os mais velhos deveriam ser procurados e realizados encontros periódicos. No final de 2012 o grupo tem aprovado um projeto no edital de Promoção de Culturas de Raiz no Estado de São Paulo, através do Programa de Ação Social – PROAC – promovido pela Secretaria de Estado da Cultura/SP.

Durante o ano de 2013 foram realizados 12 encontros, onde os antigos batuqueirosforam procurados para que a mais tradicional manifestação da cultura popular rio-clarense ressurgisse. Houve grande interesse e apoio da Associação Cultural Cruzeiro do Sul de Rio Claro e da Casa do Batuqueiro de Piracicaba, possibilitando além dos encontros nomunicípio a articulação com os outros grupos de Batuque de Umbigada existentes.

O batalhão de Rio Claro (como costumeiramente é chamado) participou das festas de Piracicaba, Barueri, Capivari e Tietê, gerando grande satisfação na comunidade pelosurgimento de mais um foco de resistência.

O Tambú tocou no dia 20 de novembro, na Praça de São Benedito, momento ondetodas as referências locais da comunidade negra prestigiaram o grande tambor à sombrada grande figueira, marcando a volta do Batuque de Umbigada na cidade.

Chega, agora, o momento de convidar as outras cidades para conhecer o trabalho de Rio Claro. No dia 14 de dezembro, no Clube Tamoyo (Rua 13, no 11. Bairro do Estádio) a comunidade local recebe os batalhões de Piracicaba, Capivari, Tietê e Barueri para um grande encontro.

As atividades terão início às 22 horas com a roda de oração e seguem noite adentro, sem horário para acabar, conforme a tradição. A entrada é gratuita. No decorrer das atividades serão servidas refeições para que todos os participantes possam dançar até o amanhecer.

Esse será o momento que marcará o retorno de Rio Claro à comunidade do Tambu, com a presença dos grandes mestres de cada localidade. Os tambores chamam a todospara esse encontro ancestral.

Informações: (19) 3024-0054 / 98115-7995 – isbonifacio@yahoo.com.br

www.youtube.com/watch?v=gPbTuWUVU_0

www.facebook.com/umbigadarioclaro

Pular para o conteúdo