Os tradicionais concursos artísticos Salão de Artes Novos Olhares e Concurso Fotográfico Rio Claro Revela sua História, realizados pelo Arquivo Público e Histórico de Rio Claro, agora fazem parte do calendário oficial do município. No final do ano passado, a Câmara Municipal aprovou as Leis Municipais nº 4647 e 4648, de 17 de dezembro, que instituem oficialmente os dois eventos no município.
Segundo a superintendente do Arquivo Público, Maria Teresa de Arruda Campos, a iniciativa partiu de uma reivindicação do Conselho Superior da autarquia, apoiada pelo prefeito Du Altimari.
“É importante a normatização desses projetos culturais para que eles tenham regularidade”, explica Teresa. “A mostra de artes Novos Olhares existe desde 1997, entretanto ficou alguns anos sem ser realizada. Agora os concursos fazem parte da agenda oficial do município”, comenta.
Outra novidade para os artistas plásticos e fotógrafos que queiram participar das competições é que pelas novas leis municipais o Arquivo Público fica autorizado a instituir as premiações em pecúnia. “O prêmio em dinheiro além de ser mais um atrativo aos participantes é também um reconhecimento ao trabalho do artista”, diz Teresa.
Os concursos do Arquivo Público também estão apoiados nas Leis Federais nº 866/93, que estabelece normas gerais sobre licitações, e nº 9610/98, que regula os direitos autorais.
A mostra de artes e o concurso fotográfico são eventos anuais com o objetivo de ampliar o acervo de imagens e memórias do Arquivo Público. Abertos a profissionais e amadores, os eventos pretendem registrar, sob um olhar artístico, a história da cidade.