MENU

accessible_forward Acessibilidade
23 de junho de 2016 Arquivo Público e Histórico

Novos desafios ao campo da psicologia são tema de debate em Rio Claro

O cenário político, econômico e social brasileiro vem passando por muitas transformações nos últimos anos. Em virtude dessas mudanças, novos desafios têm sido colocados à prática profissional dos psicólogos no país.

Essas questões serão discutidas na 9ª Roda de Conversa, do Arquivo Público e Histórico de Rio Claro, que será realizada nesta segunda-feira, às 20 horas, na sede da Autarquia.

O encontro é aberto ao público, conta com a participação de psicólogos, professores e estudantes e visa também a proximidade das eleições para os Conselhos Regionais e Federal de Psicologia, previstas para o mês de agosto.

Segundo a psicóloga Maria Teresa de Arruda Campos, superintendente do Arquivo Público, tornou-se um imperativo aos profissionais da área estarem atualizados sobre os grandes debates que a sociedade brasileira tem feito e de que maneira isso impacta a vida e a subjetividade dos cidadãos: questões como a democracia, a laicidade do estado e das instituições, os diferentes modelos de constituição familiar, o respeito a diversidade na vida em sociedade, gênero, etnia, a busca incessante por informação, as redes sociais e os diferentes campos de atuação profissional, entre outros.

Para Teresa, a psicologia brasileira tem se pautado por diretrizes que defendem o compromisso social na direção da democracia, da igualdade e da justiça social. Em defesa do avanço da ciência e profissão, valorizando a diversidade e a visibilidade da Psicologia, em seus mais variados campos, áreas de atuação e de produção de saberes. “Porém, como isso acontece de fato? E os psicólogos, o que pensam disso?”, indaga.

O Arquivo Público localiza-se na Rua 6, nº 3265, Alto do Santana, no NAM – Núcleo Administrativo Municipal. Mais informações podem ser obtidas pelo telefone (19) 3522.1948.

Pular para o conteúdo