A premiação do V Concurso Fotográfico Rio Claro Revela sua História acontece na próxima sexta-feira (7), às 20 horas, no Casarão da Cultura, juntamente com a abertura da exposição fotográfica e do lançamento da 11ª Edição da Revista do Arquivo.
A comissão julgadora confere os prêmios do 1º ao 5º colocados e também certifica mais quatro menções honrosas sob os temas “olhar criativo, olhar sensível, olhar crítico e registro para o amanhã”.
O vencedor do primeiro lugar será premiado com um passeio de balão, e os demais colocados receberão livros sobre a história da fotografia, além de certificado de premiação. As obras selecionadas para a exposição fotográfica também receberão certificados de participação no concurso.
Segundo o curador da exposição, Renê Mainardi, foram selecionadas 95 fotografias de 38 autores, que ficarão expostas no Casarão da Cultura até o dia 24 de junho. A mostra é aberta ao público e pode ser vista inclusive aos sábados.
“O concurso fotográfico acontece em Rio Claro desde 2009 e descobre, a cada ano, artistas que retratam o município através de olhares diferenciados”, diz Renê.
Além do curador, a Comissão Julgadora contou também com a participação dos fotógrafos Luiz Miotto, Leopoldo Laium e Giorgi Bastos Coelho.
No evento acontece também o lançamento da 11ª Revista do Arquivo, com 20 artigos que abordam diferentes aspectos, temas e vivências de Rio Claro. Com publicações semestrais, a revista traz a colaboração de vários autores de Rio Claro e de outras cidades, que são escritores, jornalistas e professores, entre outros.
“A Revista do Arquivo está aberta à participação de todos que queiram contribuir com o registro e a reflexão sobre a história de nossa cidade”, comenta Maria Teresa de Arruda Campos, superintendente do Arquivo Público.
A agenda cultural da noite de sexta, promovida pelo Arquivo Público e Histórico de Rio Claro, faz parte das comemorações do aniversário da cidade. O Casarão da Cultura está localizado na Rua 7, esquina com a Avenida 3, no Centro. Mais informações podem ser obtidas pelo telefone 3522.1938. —