A partir da próxima terça-feira (12) os eventos do Arquivo Público e Histórico de Rio Claro serão exibidos pela TV Cidade Livre, de Rio Claro, nos canais 99 (analógico) e 10 (digital). A parceria entre o Arquivo e a emissora de televisão surgiu pela importância de se divulgar ainda mais suas produções para a população.
A reunião de trabalho para acertar os detalhes, como horários de apresentações e conteúdos, foi realizada na terça-feira, 5, com a presença do presidente da TV Comunitária, Marcelo Fiório, e a equipe do Arquivo Público.
Segundo a superintendente do Arquivo, Maria Teresa de Arruda Campos, serão criados dois programas para retransmitir as atividades desenvolvidas pela autarquia municipal.
Um é o Memória Viva, que utiliza a metodologia da História Oral para captar depoimentos e entrevistas e produzir documentários como forma de tornar públicas histórias da cidade até então desconhecidas.
O outro programa é o Bate-papo Cultural, que apresenta o encontro entre pesquisadores e a comunidade. Inspirado no Café Filosófico – programa apresentado pela TV Cultura, o projeto surgiu em 2009 em parceria com a Unesp de Rio Claro e tornou-se um evento tradicional no município. A iniciativa criou um espaço de diálogos e trouxe a Rio Claro inúmeros palestrantes de diversas áreas do conhecimento.
“O Memória Viva traz a velha e enriquecedora arte de contar histórias, que, com base em diversos relatos, traça a identidade do município”, diz Teresa. “A proposta é apresentar à comunidade um registro que não está nos livros, pois está apoiado na tradição oral”, completa.
O programa Memória Viva será exibido nas terças-feiras, às 22h30, e reprisado aos sábados, às 14h.
O Bate-papo Cultural passará nas quartas-feiras, às 23h, com a reprise nas sextas-feiras, também às 23h. As edições mais antigas poderão ser vistas aos sábados e domingos, às 16h.