O lançamento da 86ª edição da Revista Brasileiros será realizado em Rio Claro, neste domingo (28), a partir das 18 horas, na sede da Sociedade José do Patrocínio (Patrô). A revista dedica seis páginas dessa publicação ao tema do Integralismo e destaca a importância do amplo acervo de Plínio Salgado, que se encontra sob guarda e acesso do Arquivo Público e Histórico de Rio Claro.
O samba de lançamento da Revista Brasileiros será aberto ao público e conta com a apresentação do grupo Casa do Timbó. Será distribuído um exemplar da revista para cada pessoa presente no evento.
Há pouco tempo, durante intervalo de uma audiência da Comissão Estadual da Verdade, a jornalista Luiza Villaméa tomou conhecimento do vasto acervo sobre o integralismo existente no Arquivo Público e Histórico de Rio Claro. Depois de ouvir o relato do deputado Adriano Diogo, presidente da comissão, ela entrou em contato com a superintendente do Arquivo, Maria Teresa de Arruda Campos.
Diante da relevância do fenômeno político de ultradireita que marcou os anos 1930 no Brasil, Luiza Villaméa uniu pesquisas no material iconográfico do arquivo de Rio Claro a registros bibliográficos e entrevistas com especialistas da área. O resultado é a reportagem “O Ovo da Serpente”, publicada na mais recente edição da Brasileiros.
Uma das marcas da revista Brasileiros é a cobertura da História, tanto para ajudar a elucidar episódios do passado quanto para mostrar personagens importantes na trajetória do País. Em 2013, a revista recebeu dois dos mais importantes prêmios jornalísticos nacionais, a começar por um Prêmio Esso pela série de reportagens “Filhos do Brasil”, sobre o impacto da ditadura militar na vida de crianças e adolescentes, de autoria da jornalista Luiza Villaméa. Já a reportagem “O Primeiro Voo do Condor”, ganhou um Prêmio Vladimir Herzog. Seu autor, o jornalista Wagner William, conta em detalhes bastidores da Operação Condor, o acordo clandestino que uniu ditaduras do Cone Sul para perseguir e até eliminar dissidentes políticos.
Segundo Teresa Arruda, esse artigo é importante para Rio Claro porque a Revista Brasileiros tem um reconhecimento nacional e credibilidade, além da grande tiragem de 40 mil exemplares que circulam pelas grandes capitais do país. “A matéria projeta o Arquivo de Rio Claro e seu acervo. Nós guardamos aqui um pedaço da história do Brasil”, diz Teresa.
Os interessados podem retirar o convite grátis com antecedência no Arquivo Público. O “Patrô” se localiza na Rua 15, esquina com a avenida 19, no Bairro do Estádio. Mais informações sobre o evento podem ser obtidas pelo telefone 3522.1938.