MENU

accessible_forward Acessibilidade
19 de setembro de 2013 Arquivo Público e Histórico

Rio Claro comemora 50 anos de criação do Ginásio Vocacional

Neste final de semana acontece o evento comemorativo aos 50 anos da criação do Ginásio Vocacional em Rio Claro. O encontro será realizado na Unesp – Campus Bela Vista, e é aberto ao público. A programação tem início na sexta-feira (20), às 13h, prossegue até no sábado (21), às 17h, e conta com palestras de educadores, mesa redonda de debates e roda de testemunhos de ex-participantes do projeto que revolucionou a metodologia de ensino no estado de São Paulo na década de 60.

As inscrições podem ser feitas no Anfiteatro do Instituto de Biociências-IB , onde serão realizadas todas as atividades, a partir das 13h de sexta-feira.

A coordenação do evento é feita pelo Arquivo Público e Histórico de Rio Claro, em parceria com a Unesp, por intermédio do grupo de pesquisa Educação, Comunicação e Sociedade e Laboratório de Estudos em Políticas Públicas – IPPRI. A comissão organizadora tem o apoio do GVive – Associação de ex-alunos e amigos dos Ginásios Vocacionais.

Segundo a superintendente do Arquivo Público, Maria Teresa de Arruda Campos, a iniciativa tem como objetivo reunir depoimentos de ex-alunos, pais, ex-professores e ex-funcionários dos Ginásios Vocacionais do Estado de São Paulo para ampliar o acervo histórico do município como fonte de pesquisa. “Solicitamos às pessoas que possuem fotografias e documentos sobre o tema que emprestem ao Arquivo Público para que possam ser digitalizados”, diz Teresa.

Inspirado no “escolanovismo” (movimento de renovação do ensino que surgiu na Europa no final do século XIX), o colégio visava despertar a consciência crítica no jovem. Baseado em incentivar o questionamento dos alunos sobre questões políticas e sociais, foram instalados seis unidades do Vocacional entre 1962 e 1968, nas cidade de São Paulo, Americana, Batatais, Rio Claro, Barretos e São Caetano do Sul, ligadas à rede pública do estado.

Em 1963, foi inaugurado em Rio Claro o Ginásio Vocacional “Chanceler Raul Fernandes”, que completaria em 2013 cinquenta anos. O evento pretende registrar a memória desta experiência educacional que acabou extinta em 1969 pela ditadura civil-militar, instaurada em 1964 no Brasil.

Para Teresa Arruda foi uma experiência marcante que trouxe para a cidade uma proposta de ensino inovadora. “A escola precisa ser re-inventada e o sistema Vocacional poderá servir de inspiração de como ousar na criação do modelo educacional”, comenta Teresa.

Pular para o conteúdo