MENU

accessible_forward Acessibilidade
06 de fevereiro de 2015 Arquivo Público e Histórico

Samba é tema de Roda de Conversa

Nesta segunda feira (9) o samba será assunto da 7ª Roda de Conversa do Arquivo Público e Histórico de Rio Claro. O encontro acontece a partir das 20 horas, é aberto ao público e conta com a participação de Sonia Marrach e Milton Machado Luz.

Com a idéia de debater um texto histórico sobre o nascimento do samba, a professora Sonia Marrach traz o livro “Samba Falado”, de Vinícius de Moraes, que reúne crônicas, artigos e ensaios. Além de samba e bossa nova, o livro indica a presença do negro na música popular brasileira entre as décadas de 1950 e 1970.

Doutora em Comunicação e Semiótica pela PUC de São Paulo, Sonia Marrach, apaixonada pelo samba, publicou livros sobre o tema. Nesta Roda de Conversa pretende mostrar que “a noção de que o samba nasceu no morro é totalmente romântica”, como escreve Vinícius.

Ao citar trechos do compositor, a historiadora destaca a passagem do livro que diz: “podem perguntar a Pixinguinha, ao João da Baiana, ao Almirante, a quem quer que tenha participado de sua história ou cultivado o seu estudo. Para falar mais especificamente, o samba nasceu na rua Visconde de Itaúna no. 117, no terreiro em frente à casinha de porta e janela da famosa tia Ciata.”

O carnavalesco Milton Machado Luz falará na reunião sobre samba enredo. O tema aborda a trajetória, evolução e curiosidades sobre os sambas enredos das escolas de samba do Rio de Janeiro.

Formado em Ciências Sociais, Milton atuou como professor da rede pública. Atualmente é diretor do departamento de manejo florestal da prefeitura de Rio Claro. Sempre manteve forte ligação com o carnaval e com o samba rio-clarense.

“Vamos conversar sobre as relações sociais e políticas que influenciaram esse tipo de criação musical que faz parte da maior festa popular do mundo”, comenta Milton.

O Arquivo Público está localizado na Rua 6, nº 3265, Alto do Santana, no NAM – Núcleo Administrativo Municipal. Mais informações podem ser obtidas pelo telefone 3522.1935.


Pular para o conteúdo