O Casarão da Cultura de Rio Claro realiza a partir desta semana a exposição A Arte da Restauração, com trabalhos da restauradora Olga Cristofoletti Faneco. A abertura acontece na quinta-feira (15) às 20 horas no Casarão da Cultura (avenida três, esquina com rua sete, Centro). Não há cobrança de ingressos.
A exposição fica aberta ao público até o dia primeiro de maio e pode ser visitada de segunda a sexta-feira das 8h30 às 11h30 e das 13h30 às 21 horas. Aos sábados e domingos, das 9 às 13 horas.
Para a abertura da mostra, e dentro da programação da Semana da Mulher, está prevista a entrega de moção do Poder Legislativo de Rio Claro a Olga Faneco. A iniciativa, de autoria da vereadora Raquel Picelli, foi aprovada por unanimidade pela Câmara Municipal como reconhecimento ao trabalho uma importante profissional da área de restauro que já executou mais de mil peças para diversas instituições e acervos particulares. Segundo os organizadores da mostra, Olga Faneco é a única de Rio Claro nesse setor com formação técnica para exercer o ofício.
A professora iniciou sua carreira no campo das artes, recebendo orientação de conceituados professores de desenho e pintura da cidade, como Ilara Machado e Nelson Cabral.
A exposição exibirá pinturas executadas pela artista e obras que foram restauradas abrangendo imagens sacras, fotografias antigas em preto e branco e coloridas, estampas, porcelana e pinturas com pôsteres demonstrando o estado de conservação das peças antes das intervenções para a sua recuperação.
“O segredo para um bom restaurador consiste em possuir técnicas adquiridas através de cursos especializados, habilidade para lidar com desenho e pintura, conhecimento da história da arte em suas múltiplas formas de expressão e prática assídua para melhor domínio do ofício”, explica Olga Faneco. “Também é preciso aprofundar a leitura de livros especializados, visitar museus, igrejas, exposições de arte, pesquisar materiais e novas técnicas”, acrescenta, lembrando que “cada trabalho é um desafio, portanto, não podemos ser apenas curiosos, e sim profissionais”.
As obras que ficarão em exposição no Casarão da Cultura pertencem ao acervo da Pinacoteca Municipal Pimentel Jr, instituições da cidade e de coleções particulares.
A realização da exposição é da prefeitura de Rio Claro, por intermédio da Secretaria da Cultura, com apoio da Secretaria Municipal de Turismo e Diretoria Municipal de Comunicação. O apoio cultural é de Circo Festa, Loc-Tok Eventos, Jog Music, Papelaria Papyrus, Orquestra Filarmônica de Rio Claro e Moldurio.