Formação foi realizada pela prefeitura em parceria com a ONG Mais Forte que a Deficiência.
As 15 pessoas que participaram do curso de leitura em braile, organizado pela prefeitura de Rio Claro e a ONG Mais Forte que a Deficiência, receberam certificado no sábado (19), no Centro Cultural. Intitulada Deficiência Visual, Um Novo Olhar, a capacitação focou os aspectos mais básicos da leitura em braile e, com o sucesso da iniciativa, o município estuda para o ano que vem oferecer as atividades também em nível mais avançado. “Vamos continuar buscando parcerias e articulando ações voltadas à construção de uma sociedade mais inclusiva”, comenta Paulo Meyer, da Assessoria dos Direitos da Pessoa com Deficiência, que é vinculado à Secretaria Municipal de Cultura por intermédio da Diretoria de Políticas Especiais.
Sabrina Pereira, da ONG Mais Forte que a Deficiência e coordenadora do curso, explica que a atividade foi pensada para disseminar a importância da leitura e escrita em braille. “Como pedagoga, acredito que é fundamental estudar, aprender e passar conhecimento para outros profissionais que lidam e podem lidar com crianças, jovens e adultos com deficiência visual”, frisa.
Além da entrega de certificado aos alunos que concluíram o curso, o evento do sábado incluiu homenagem à professora Lucia Helena da Silva Lorena, que atuou na área em uma época em que não se falava em inclusão no meio escolar. Também estiveram presentes a vice-presidente da ONG Mais Forte que a Deficiência, Silmara Cristina Sitolin Pinto, e Leonardo Andrade, da Secretaria Municipal de Meio Ambiente.