MENU

accessible_forward Acessibilidade
19 de julho de 2013 Cultura

Área de exposições do Casarão da Cultura recebe iluminação especial

O Casarão da Cultura de Rio Claro está recebendo melhorias. O espaço cultural, que abriga mostras, shows e performances, terá iluminação diferenciada para compor o visual da área de artes plásticas e valorizar as obras em exposição. A nova iluminação será inaugurada na mostra Arte Realista & Ícones da Música, com trabalhos de Ronaldo Ciribelli e que será aberta no dia 23 de julho, junto com o quinto Festival de Música de Inverno.

O Casarão da Cultura será o primeiro espaço de Rio Claro com iluminação especial para exposições de artes visuais. Além de proporcionar um ambiente tecnicamente mais qualificado para mostras e da valorização do espaço expositivo, a nova iluminação também será importante para a conservação dos trabalhos expostos.

A iluminação especial está sendo implantada sem custos para os cofres públicos a partir de apoio da empresa Elétrica Garcia, que patrocina o Festival de Música de Inverno deste ano e cedeu o material e equipamentos. A execução do projeto é da Secretaria Municipal de Obras. “Com essa iniciativa, o Casarão da Cultura ganha mais um diferencial e se consolida como um dos mais importantes espaços culturais do interior paulista”, comenta o Secretário de Cultura Sérgio Desiderá.

A iluminação especial mantém luzes que se projetam sobre quadros, esculturas e outros objetos de arte. “Nosso objetivo é chegar ao mesmo efeito da iluminação utilizada em grandes museus, como o Masp”, explica Ilídia Faneco, do Casarão da Cultura. “Além de valorizar o ambiente, as obras em si ganham maior destaque ao serem realçadas pela atmosfera única proporcionada por uma iluminação diferenciada”, acrescenta.

O projeto segue os padrões estabelecidos pela luminotécnica, que é o estudo de aplicação da iluminação artificial em espaços interiores e exteriores. Os spots de iluminação estão sendo colocados sobre trilhos, para serem posicionados de acordo com as obras que estiverem em exposição.

Para não agredir as peças de arte, a nova iluminação será feita com lâmpadas dicróicas com características especiais para esse tipo de utilização. As lâmpadas dicróicas refletem separadamente as cores e dissipa para trás parte do calor emitido. Com a iluminação dirigida e com alta definição de cores, essas lâmpadas são ideais para destacar quadros, peças de decoração e texturas.

Pular para o conteúdo