MENU

accessible_forward Acessibilidade
16 de junho de 2011 Cultura

Artes Plásticas XXIX Salão será aberto neste sábado

O XXIX Salão de Artes Plásticas de Rio Claro será aberto sábado 18, às 20h, no espaço expositivo do Centro Cultural Roberto Palmari quando também acontece a entrega de medalhas e menções honrosas aos artistas premiados.

A 29ª edição do salão teve 151 artistas que inscreveram 390 obras acadêmicas e contemporâneas. Foram selecionadas 112 obras de 71 artistas plásticos de todo o Brasil sendo que 16 receberam premiações da Comissão Julgadora composta por Cirton Genaro, artista plástico e professor de artes, Luis Bayón Torres e Luis Castañón, artistas plásticos e também arte educadores, todos de reconhecida capacidade na área.

Na categoria Acadêmica, Paulo Antonio Tosta, de Jaboticabal,recebeu medalha de ouro. A Prata ficou com Henrique Otamir José de Oliveira, de Paulínia, e o Bronze com o artista de Catanduva Jesser Valzacchi. As Menções Honrosas foram para os rio-clarenses Eliana Gomes de Sá Costa e Alcides Ximenes Filho, Sergio Almeida de São Carlos e Carlos Roberto Miranda natural de Tatuí e radicado em Sintra, Portugal. Na categoria Contemporânea a medalha de Ouro ficou com o paulistano Fernando Ekman Simões. A Prata foi para o rio-clarense Eraldo Carlos Lacerda e o Bronze para Denise Müller, de Ribeirão Preto. As Menções Honrosas foram para os paulistanos Antonio Pulquério Filho, Imre Zsolt Magyar e Sarah Akimi Maeda, para o santista José Luis Ferreira e para Carlos Eduardo Zornoff, de Pirassununga.

Um catálogo a cores foi editado e impresso para ser distribuído aos visitantes do XXIX Salão de Artes de Rio Claro. Em sua palavra dirigida aos artistas e ao público o Secretário Municipal de Cultura Ney Pignataro Fina destaca que o Salão “tem como finalidade principal a valorização do Artista.

Proporciona ao Artífice a oportunidade de mostrar o seu trabalho… É onde aflora o sentimento daquele que faz da sua Arte seu meio de comunicação com a VIDA… É o momento onde se encontram o sonho, o resultado e o aplauso…

É a ocasião em que, livremente, o visitante tem o poder de julgar conforme sua íntima convicção… e segundo sua sensibilidade”.

O XXVIII Salão de Artes Plásticas permanecerá aberto ao público até o dia 31 de Julho, das 9h às 21h, com entrada grátis e faz parte das comemorações oficiais dos 184 anos de Rio Claro.

Pular para o conteúdo