São 40 horas de atividades no total.
A aula inaugural do curso básico de libras voltado a servidores públicos de Rio Claro foi realizada segunda-feira (17) na sede da União de Amigos (Udam). “Estamos muito felizes com essa iniciativa e reforçamos nosso apoio a todas as medidas voltada para a inclusão”, comenta o assessor municipal dos Direito da Pessoa com Deficiência, Paulo Meyer. “Esse curso visa qualificar o atendimento à comunidade surda e traz a oportunidade ao servidor público de se aprofundar nessa linguagem”, acrescenta.
A aula inaugural contou com presença de representante da assessora técnica da Secretaria de Estado da Pessoa com Deficiência, Silvia Sabanovaite. “É fundamental o servidor público ter o contato com a cultura surda e a língua Brasileira de Sinais como elemento fundamental da qualificação do atendimento a esse público”, disse.
O curso terá 40 horas e é uma parceria do governo do estado com a ONG Mais Forte que a Deficiência – Instituto Incluir e tem apoio da Prefeitura de Rio Claro.
De acordo com Rita Silva Leite, presidente da ONG Mais Forte – Instituto Incluir, “é de grande importância os servidores estarem aptos e preparados a se comunicarem com o público surdo”.
Também estiveram presentes à aula inaugural, Adilson de Andrade, assessor intérprete de libras da Secretaria de Estado dos Direitos da Pessoa com Deficiência; Silmara Cristina Sitolin, vice-presidente da ONG Mais Forte que a Deficiência – Instituto Incluir; Sabrina Pereira, também integrante da entidade não governamental; e o professor Alex.