O lançamento do livro “Terreiros do Tambu: histórias sobre os tambores no batuque de umbigada” será realizado na próxima terça-feira (16) no Arquivo Público e Histórico de Rio Claro, às 20 horas.
O evento faz parte do 95º Bate-papo Cultural que conta também com as palestra da antropóloga Bernadete de Castro, professora do Departamento de Geografia da Unesp de Rio Claro, sobre a importância dos depoimentos orais e a influência da cultura afro-brasileira.
Os autores do livro, Ivan Bonifacio, coordenador da Associação Cultural Cruzeiro do Sul (Rio Claro) e Paulo Dias, coordenador da Associação Cachuêra (São Paulo), farão a apresentação do projeto que buscou o resgate do Tambu, ou batuque de umbigada, uma das manifestações culturais mais antigas que se tem registro no estado de São Paulo.
Em parceria com a Casa de Cultura Tainã (Campinas) e com o apoio do Programa de Ação Cultural (PROAC) da Secretaria de Estado da Cultura, foram visitadas todas as comunidades da região onde o Tambu ainda acontece, como Piracicaba, Tietê, Capivari e Rio Claro.
A publicação é o resultado final deste trabalho, onde foram entrevistadas as referências de cada local e gravados os toques dos principais batuqueiros.
A Associação Cultural Cruzeiro do Sul desde 2011 vem produzindo os tambores utilizados no batuque, e aumenta cada vez mais o interesse sobre esses instrumentos.
Ivan Bonifacio trabalha com técnicas tradicionais na produção de tambores escavados e na promoção da continuidade do Tambu na cidade de Rio Claro. Busca compartilhar os saberes e fazeres para a sustentabilidade do ofício, atualmente em extinção.
O etnomusicólogo Paulo Dias, desenvolve pesquisas com manifestações culturais populares há mais de 25 anos, auxiliando diversas comunidades na continuidade de suas tradições.
A reunião desse material, juntamente com parte do acervo das entidades participantes compõe o livro e um site (www.terreirosdotambu.com.br), onde serão disponibilizadas fotos, vídeos, áudios, partituras, depoimentos e a obra impressa para download.
O Bate-papo cultural é um evento mensal aberto ao público e oferece certificado de participação. O Arquivo Público está localizado na rua 6, nº 3265, Alto do Santana, no NAM – Núcleo Administrativo Municipal . Mais informações podem ser obtidas pelo telefone 3522.1948.