“Fazer a História de Instituições Escolares: um exercício de tramar os fios do singular com seu contexto histórico”. Este é o tema que será abordado no 54º Bate-papo Cultural pela professora de Língua Portuguesa Ana Elisa de Arruda Penteado, que também relança livro de sua autoria. A convidada do encontro cultural é neta do patrono do Arquivo Público e Histórico, Oscar de Arruda Penteado.
Mestra e Doutora em História, Filosofia e Educação pela UNICAMP, Ana Elisa investigou sobre a história das escolas no estado de São Paulo, no Grupo de Estudos e Pesquisas “História, Sociedade e Educação no Brasil”. Na sua palestra em Rio Claro pretende tratar sobre o desafio do pesquisador em fazer história da educação, sem perder-se entre as singularidades de cada instituição.
O debate cultural acontece nesta terça-feira (14), às 20 horas, no Arquivo Público e Histórico de Rio Claro, com a mediação do professor Romualdo Dias, da Unesp de Rio Claro. O evento conta com o relançamento do livro “De Emilia a Amélia: a renovação educacional do Colégio Progresso Campineiro, gérmen da Escola Comunitária de Campinas”, resultado de parte da pesquisa de Ana Elisa.
A primeira edição do Bate-papo Cultural aconteceu em fevereiro de 2009 e tornou-se um evento mensal com o objetivo de promover o encontro entre pesquisadores e a comunidade. A iniciativa criou um espaço de diálogos e trouxe a Rio Claro inúmeros palestrantes de diversas áreas do conhecimento, com aulas e conferências gratuitas. O projeto é realizado pelo Arquivo Público em parceria com a Unesp de Rio Claro.
O encontro é aberto ao público e os presentes receberão certificado de participação. O livro de autoria de Ana Elisa de Arruda Penteado pode ser adquirido no local pelo valor de R$ 30,00.
O Arquivo Público está localizado na Rua 6, nº 3265, Alto do Santana, no Núcleo Administrativo Municipal. Mais informações podem ser obtidas no sitewww.aphrioclaro.sp.gov.br, no telefone 3522-1938, ou ainda no Facebook – perfil “Arquivo De Rio Claro”.