MENU

accessible_forward Acessibilidade
06 de novembro de 2013 Cultura

Biblioteca do Centro Cultural ganha espaço específico para livros em braile

A primeira Semana do Livro prossegue até sábado (9) em Rio Claro com atividades diversificadas. Um dos destaques é a entrega nesta quinta-feira (7), às 16 horas, do espaço para livros em braile e para audiolivros na biblioteca do Centro Cultural, onde acontecem todos os eventos da programação, que é aberta ao público.

“Hoje temos cerca de 40 audiolivros que os deficientes visuais podem retirar e levar para casa para ouvir em casa, e mais 60 títulos em braile, inclusive livros infantis”, comenta o secretário de Cultura, Sérgio Desiderá. “É a primeira vez que se coloca à disposição um espaço específico para esse acervo na biblioteca do Centro Cultural”, acrescentando que entre os títulos também há livros impressos simultaneamente em braile e tinta tanto para cegos como para pessoas com baixa visão.

Segundo Desiderá, a secretaria da Cultura também está orientando os deficientes visuais que frequentam o Sistema de Bibliotecas Públicas de Rio Claro a se cadastrarem na Fundação Dorina Nowill para utilizar o sistema de empréstimo de livros da entidade usando o selo cecograma dos Correios, que é isento de preços postais.

Desiderá afirma que essas medidas são importantes para facilitar o acesso à leitura e às grandes obras literárias e pesquisa um público que em Rio Claro, segundo dados do IBGE, é de duas mil pessoas entre deficientes visuais e portadores de baixa visão.

Selirc

Além da entrega do espaço para braile e audiolivros, a Semana do Livro de Rio Claro (Selirc) nesta quinta-feira (7) tem contação de histórias às 10 horas e às 15 horas. Às 16 horas, Taísa Luciano fala sobre o livro “Florita”. Já a palestra de Anésio Aparecido Jota, autor de “O Rio da Babilônia”, acontece às 20 horas.

Na sexta-feira (8) acontece às 10 horas contação de histórias. Das 14 às 16 horas será realizada a oficina de ilustração de livros infantis e aula de desenho. A peça de teatro “Ode ao Tempo” será encenada na sala de cinema do Centro Cultural às 15h30 e às 19h30. No mesmo local também será encenada a peça “O que foi que Deuzi em Mim” às 16 horas e às 20 horas.

No sábado (9) acontece, às 10 horas, oficina de brincadeiras voadoras, com Luna Júnior. Às 15 horas acontece palestra-debate sobre o tema “Vale Cultura”, com membros do Conselho Municipal de Políticas Culturais. Às 19 horas tem apresentação Musical Gospel e, às 20 horas, será encenada a peça de teatro “Tropilha”, na sala de cinema do Centro Cultural.

Pular para o conteúdo