No último ano, a Secretaria Municipal da Cultura de Rio Claro incorporou ao acervo das bibliotecas públicas municipais mais de 12 mil livros, sendo 10 mil usados e dois mil novos. Pelo menos 10% dos novos livros foram adquiridos com dinheiro conseguido na venda de livros que não tinham mais serventia, pois não tinham como ser reaproveitados. “Periodicamente fazemos triagem para separar livros desatualizados ou que não têm mais condições de uso. Esse material é vendido para reciclagem e o dinheiro, utilizado para a compra de novos livros”, explica a Secretária da Cultura, Daniela Ferraz.
Desde o ano passado o projeto, denominado Reciclotecagem, destinou 24 mil quilos de papel para a venda. Grande parte do material que precisa ser descartado é de livros didáticos, já desatualizados. “Quase todos os dias recebemos livros que não servem mais para o aprendizado pedagógico, como os de Matemática, Língua Portuguesa, História e Geografia”, informa Daniela. Além disso, as bibliotecas de Rio Claro também fazem descarte periódico de livros que já não têm mais condições de uso. “Todo mês recebemos aproximadamente três mil livros. Muitos já chegam aqui em mau estado, e outros vão perdendo condição ideal devido ao manuseio intenso”, ressalta Daniela, lembrando que, quando se trata de fungos e traças, o livro é prejudicial à boa leitura, à saúde dos leitores e aos demais livros da biblioteca. Um novo descarte de livros velhos está sendo preparado para os próximos dias.
As doações de livros feitas pela comunidade também colaboram para ampliação do acervo das bibliotecas municipais, não só por possibilitarem a compra de itens com o dinheiro conseguido nos descartes, mas também em razão dos exemplares atualizados e em boas condições de uso, que são incorporados ao acervo ou doados à comunidade em projetos, como “Refresque suas Ideias”, “Esqueça Seu Livro” e nas feiras de troca e doação. O sistema público de bibliotecas de Rio Claro conta com quatro unidades, no Gabinete de Leitura, no Centro Cultural, no Cervezão e no CEU Mãe Preta. No total, as bibliotecas municipais possuem um acervo de 146 mil obras.