A Secretaria Municipal de Cultura de Rio Claro entregou na quinta-feira (27) aproximadamente 3.000 livros a entidades do município para que sejam disponibilizados em suas bibliotecas, enriquecendo os acervos de cada uma.
Representantes das entidades foram os responsáveis pela retirada das obras, que aconteceu na sala de exposição do Centro Cultural “Roberto Plamari”. Dos 3.000 livros distribuídos, cerca de 1.000 títulos foram recebidos do governo estadual e o restante representa doações feitas pela comunidade rio-clarense e aquisições feitas pelo município.
Entre os livros recebidos pelas bibliotecas estão obras do Concurso Literário de São Paulo de 2011. “Estas obras reúnem os melhores escritores brasileiros contemporâneos e são ótimas sugestões de leitura”, comenta Sérgio Desiderá, secretário da Cultura, que explica que alguns livros foram distribuídos com foco no público leitor específico atendido pelas entidades.
“Para o Tiro de Guerra, por exemplo, foram destinados livros de aventuras e obras específicas para a faixa etária dos atiradores, como leituras normalmente exigidas em vestibulares”, explica Desiderá, citando também como exemplo a Biblioteca das Artes, no Casarão da Cultura. “Atualmente no local são disponibilizadas leituras voltadas à História da Arte e pintura. Com os novos livros o acervo também contará com obras direcionadas à arquitetura, cinema, teatro e música”, acrescenta.
Os livros foram repassados às bibliotecas municipais (do Centro Cultural, Cervezão e Gabinete de Leitura); distrito de Batovi, que tem biblioteca em fase de implantação; Ajapi; Tiro de Guerra; Centro de Artes e Esportes Unificado (em construção no bairro Mãe Preta); Biblioteca das Artes (Casarão da Cultura); Fundação Casa; Conselho da Comunidade Negra de Rio Claro; Complexo Educacional Educlar; e Centro de Ressocialização Masculino e Feminino.