MENU

accessible_forward Acessibilidade
07 de fevereiro de 2012 Cultura

Casarão da Cultura expõe trabalhos de Kathleen Doyle

No próximo sábado, dia 11 de fevereiro, às 20 horas, o Casarão da Cultura de Rio Claro irá inaugurar a exposição Criações, exibindo trabalhos da artista americana Kathleen Doyle, figurinista (costume design) de espetáculos teatrais, de dança, shows, óperas e musicais internacionais. O evento é uma realização da Prefeitura Municipal de Rio Claro, Secretaria Municipal de Cultura e conta com a parceria da Orquestra Filarmônica de Rio Claro e apoio do Colégio Puríssimo Coração de Maria e Secretaria Municipal de Turismo.

A abertura da exposição contará com a participação especial do Coral Municipal de Rio Claro, sob a regência do maestro Daniel dos Santos Pedroso, que também realiza, no domingo, dia 12, às 11 horas, um evento paralelo à exposição com apresentação de um recital de árias e arietas de óperas com seus solistas.

Kathleen Doyle, natural de Arlington, estado de Massachutes, USA, é casada com o rio-clarense Salvaldor Campos e residem em Nova York há quatro anos. Desde pequena, a sua diversão favorita era vestir bonecas. Hoje, Kathleen é bacharel em artes, depois especializou-se em artes cênicas e atualmente cursa o último semestre da Faculdade de Costume Design na Universidade de Nova York É membro da Associação Nacional de Costume Design dos Estado Unidos.

Além disso, participou de intercâmbios da área artística na China, Japão, Alemanha e Peru, onde conheceu Salvador.

A figurinista trabalhou em inúmeras produções, montagens encenadas nas regiões de Nova York, Boston e São Francisco, entre as quais L’etoile, de Chambrier; Xerxes de Handel; Paint your Wagon, de Lerner&Lowe; Rei Lear, A hora Espanhola, Hamlet, A Comédia dos Erros, Alice no País das Maravilhas e Pinocchio. Também foi assistente de produção dos Blue Men e realizou as vitrines e decoração interna da conhecida loja de brinquedos Fao Schwartz.

A exposição exibirá croquis de figurinos e alguns trajes criados por Kathleen Doyle para diversos espetáculos.

O processo de criação de um figurino demanda o domínio do desenho, pesquisas históricas, de materiais e de efeitos cênicos, pois, como cita Kathleen, os figurinos são como histórias contadas visualmente, verdadeiras esculturas em movimento. As inspirações são inúmeras, mas Kathleen faz questão de citar a influência do Brasil em alguns de seus trabalhos. Primeiro as aves, já que aprendeu muito sobre pombos, através da família de seu marido que possui um viveiro e pratica a columbofilia, e depois o carnaval brasileiro.

Kathleen ficou realmente impressionada com os recursos que os brasileiros possuem: criam, elaboram e fazem com que fantasias surjam de objetos e materiais inimagináveis.

Assistiu inúmeras vezes o documentário Lixo Extraordinário, de Vik Muniz, e não deixa de demonstrar seu espanto e admiração pelos brasileiros.

Após a sua inauguração, a exposição Criações ficará aberta para visitação de 12 a 15 de fevereiro, com um horário especial, das 9h às 21h. O Casarão da Cultura localiza-se à avenida 3, n. 568, centro, esquina da rua 7 e a entrada é franca.

Pular para o conteúdo