Duas apresentações estão marcadas para domingo (27) no Festival de Música de Inverno de Rio Claro. O Casarão da Cultura tem às 11 horas músicas clássicas e populares. Já à noite, às 20h30, o centenário de Dorival Caymmi será tema de apresentação.
De manhã o Grupo de Cordas dos alunos da Escola Livre de Música Fábio Marasca – Orquestra Sinfônica de Rio Claro, levará ao público músicas clássicas e populares de compositores e arranjadores de Rio Claro. A regência será do professor Raul Sartori Lima.
Já o centenário do compositor Dorival Caymmi será celebrado pelos músicos populares e integrantes da Orquestra Sinfônica de Limeira, que irá mostrar um pouco da vida e obra de Caymmi.
Com arranjos de Emanuel Massaro, o show traz clássicos como Samba da minha terra, Marina, Você já foi à Bahia?, Só louco, Acalanto, entre outras canções.
Dorival Caymmi, considerado um poeta popular, compôs inspirado pelos hábitos, costumes e tradições do povo baiano, com forte influência da música negra. Desenvolveu um estilo pessoal, demonstrando nos versos sensualidade e riqueza melódica.
Em 60 anos de carreira, Caymmi influenciou várias gerações de músicos brasileiros. Gravou cerca de 20 discos, mas o número de versões de suas músicas gravadas por outros intérpretes é praticamente incalculável. Sua obra, considerada pequena em quantidade, compensa esta falsa impressão com inigualável número de obras-primas.
Participarão da apresentação Emanuel Massaro (voz, violão e arranjos), Claúdio Vigerelli (baixo), Raquel Rocha (voz), Débora Vidoretti (voz), Caio Bartolomeu (bateria), Eduardo Barsotti, Israel Nicolau e Ronaldo Domingos (percussão) e músicos convidados.
Esta é a sexta edição do Festival de Música de Inverno de Rio Claro e, como nos anos anteriores, a programação contemplará os mais variados temas musicais. Além de inesquecíveis composições, grandes interpretações de músicos e cantores preenchem os treze dias de festival.
O Festival de Música de Inverno de Rio Claro é realizado pela prefeitura de Rio Claro, por intermédio da Secretaria Municipal de Cultura, e Orquestra Filarmônica de Rio Claro. O apoio cultural é de Antiquário Cia. do Tempo, Beta-plan, Fast Sign, Fricock, Jog Music, Mundo Color, O Rei das Pizzas, Outras Histórias Discos e Livros, Pan Americana Publicidade e Design, Projeto Música em Cena, Sujinho’s e Restaurante Espaço e Cozinha.
O Casarão da Cultura localiza-se à Avenida 3, 568, Centro, esquina com a Rua 7.