Rio Claro recebe no domingo (21) o espetáculo teatral Asterios Polyp, que será encenado gratuitamente no teatro do Centro Cultural Roberto Palmari às 19 horas.
Baseado na novela gráfica de David Mazzucchelli, Asterios Polyp conta a história de um renomado arquiteto, professor acadêmico, escritor e historiador da arte, que também é um homem arrogante, frio, metódico e sem vínculos afetivos.
Quando um raio atinge o seu apartamento – provocando um incêndio e destruindo o seu patrimônio – tudo isso se torna passado. Intercalando memórias e o momento presente, ele parte em uma jornada sem rumo específico, em busca de liberdade, autoconhecimento e redenção.
“Essa é mais uma das diversas parcerias que estamos fazendo com as Oficinas Culturais Carlos Gomes, sediada em Limeira, unidade das oficinas culturais do Estado de São Paulo”, comenta o diretor de eventos da Secretaria de Cultura de Rio Claro. “Entre as parcerias, pudemos contar com diversas atividades de formação durante o ano, e agora fomos contemplados com esse espetáculo gratuito à nossa comunidade”, acrescenta.
A peça será encenada pela Sarcástica Cia de Teatro, com direção de Daniel Martins. O grupo tem origem em 2007, quando o diretor fundou o Núcleo de Vivência Teatral, proposta estética e pedagógica voltada à adaptação de clássicos da literatura universal.
Ancorado por autores como Machado de Assis, Guimarães Rosa, William Shakespeare e Anton Tchekhov, o elenco marcou presença em festivais, tornando-se o primeiro grupo de teatro profissional do país formado por crianças e adolescentes.
Em 2011 iniciou-se a criação de uma companhia composta pelos intérpretes mais velhos e experientes da casa, a fim de avançar ainda mais nos experimentos cênicos. Nascia a Sarcástica Companhia, grupo hoje sediado na Faculdade de Administração e Artes de Limeira e com recentes participações no Festival de Curitiba e no Festival Internacional de Porto Alegre.
O espetáculo que acontece domingo em Rio Claro é realizado pelo governo estadual, por meio da Secretaria da Cultura, à qual está vinculada a Poiesis – Organização Social de Cultura e Oficina Cultural Carlos Gomes (unidade de oficinas culturais), em parceria com a prefeitura de Rio Claro por intermédio da Secretaria Municipal de Cultura.
A temática do espetáculo, que adapta uma importante novela gráfica, engrossa a série de atividades voltadas ao meio dos quadrinhos, animes e cultural pop que acontece ao longo do dia no Centro Cultural, dentro do Free Day Anime, no domingo das 10 às 18 horas.