Com opções culturais e espaços de lazer e esportes para toda a comunidade, o Centro de Artes e Esportes Unificado (CEU), no bairro Mãe Preta, tem contado com ampla aceitação popular, desde sua inauguração em setembro deste ano. As pessoas estão utilizando o espaço e usufruindo de toda a estrutura que ele oferece.
“Especialmente aos fins de semana e início da noite, o público tem comparecido em grande número e utilizado as atividades e serviços oferecidos no local”, comenta Benedito da Silva, coordenador do CEU. As duas quadras de esportes estão sempre ocupadas, especialmente com a prática do futebol de salão e vôlei. Na pista de skate, a presença dos skatistas também é permanente.
O espaço também oferece intensa programação cultural, sempre contando com boa presença de público. No mês de dezembro foram realizadas 14 atividades e para o próximo ano ampla programação está sendo planejada. Biblioteca e cine-teatro estão instalados no local e acrescentam mais opções culturais para a comunidade.
“Cerca de 3.000 livros estão disponíveis para a comunidade na biblioteca do CEU”, observa Sérgio Desiderá, secretário de Cultura. Em novembro aproximadamente 250 livros foram emprestados pela biblioteca à comunidade, que tem no acervo uma fonte importante de conhecimento.
O espaço multiuso no bairro Mãe Preta possui uma área de 8,2 mil metros quadrados, sendo que três mil metros são cobertos. Nele, a população também tem acesso a telecentro comunitário, Centro de Referência em Assistência Social (Cras), pista de skate, pista de caminhada, quadra poliesportiva coberta, auditório, equipamentos de ginástica, salas multiuso e áreas verdes. O complexo fica na Avenida 1-MP com Rua 6-RV, entre os bairros Mãe Preta e Vila Verde.
A comunidade participa diretamente da gestão do CEU, por meio de conselho com 21 membros – sete representantes do poder público, sete da sociedade civil e sete de entidades organizadas.
São diretamente beneficiados com o CEU os bairros Mãe Preta, Vila Verde, Arco-íris, Vila Industrial, Jardim América, Jardim Vilage, Vila Cristina, São Miguel, Parque Residencial, Conjunto Residencial Oreste Armando Giovanni, Bandeirantes, Residencial Florença e Águas Claras, que serão diretamente beneficiados.