MENU

accessible_forward Acessibilidade
23 de fevereiro de 2015 Cultura

CEU Mãe Preta recebe exposição de Paulo Bruscky

Obras do artista multimídia e poeta Paulo Bruscky serão expostas no mês de março pelo Centro de Artes e Esportes Unificado (CEU), no bairro Mãe Preta. O artista é um dos pioneiros no Brasil da Arte Postal.

A exposição pode ser vista durante todo o mês, de segunda a sexta feira, das 8 às 17 horas. Aos fins de semana a mostra estará aberta ao público nos horários em que forem realizados eventos no CEU.

A exposição faz parte do projeto “Mais cultura mais vida”, viabilizado por convênio da Fundação Nacional das Artes (Funarte) e Ministério da Cultura. O CEU fica na Avenida 1-MP com a Rua 6-RV. Mais informações pelo telefone 3522-8000.

Paulo Bruscky

Artista multimídia e poeta nasceu em Recife, em 1949. Na década de 1960 iniciou pesquisa no campo da arte conceitual e a partir de 1970 passou a desenvolver pesquisas em arte-xerox. Em 1973 atuou no Movimento Internacional de Arte Postal, sendo um dos pioneiros no Brasil nessa arte, e no ano seguinte lançou o Manifesto Nadaísta.

Nos anos de 1975 e 1976 organizou duas exposições internacionais de arte postal no Recife, sendo esta última fechada pelos militares brasileiros. Entre 1979 e 1982 realizou 30 filmes de artistas e videoarte e em 1983 começou a produzir videoinstalações. Criou, em 1980, o xerox-filme com base em sequências xerográficas.

Com a Bolsa Guggenheim de artes visuais recebida em 1981, residiu por um ano em Nova York. No mesmo ano expôs na sala especial sobre arte postal montada na 16ª Bienal Internacional de São Paulo. Editor de livros de artistas, Bruscky manteve em seu ateliê no Recife importante coleção de livros e documentos sobre arte contemporânea, entre eles correspondência com integrantes dos grupos Fluxus e Gutai. Em 2004, seu ateliê foi integralmente transferido do Recife para São Paulo, sendo remontado em uma das oito salas especiais da 26ª Bienal Internacional de São Paulo.

Pular para o conteúdo