Mais uma turma de alunos da escola municipal Jovelina Morateli estará participando nesta sexta-feira, 8, do projeto Cineminha que vem sendo realizado no Centro de Artes e Esportes Unificado (CEU) do bairro Mãe Preta. O projeto tem apoio da Secretaria Municipal de Cultura de Rio Claro.
O projeto é coordenado pelo agente cultural Luna Júnior e objetiva despertar o interesse dos estudantes por essa arte. O evento é apresentado com alguns recursos que inserem as crianças no mundo fantástico do cinema. Num bate papo com os participantes é feita uma demonstração de como funcionava o cinescópio de Thomas Edison, que permitia ver os filmes dentro de uma caixa, em que se acionava uma manivela para dar movimento às imagens.
Além do cinescópio, as crianças têm a oportunidade de assistir o primeiro filme da história, produzido pelos irmãos Lumière, que mostra um trem em movimento, para espanto e susto dos que viram a projeção pela primeira vez. O projeto Cineminha trata, também, de como os artistas de circo e teatro migraram para a nova arte que surgia. O filme “O Circo”, de Charles Chaplin, um dos primeiros artistas cômicos do cinema mudo entra na programação elaborada para os estudantes.
Atividades de incentivo à arte e à cultura estão disponíveis para as escolas interessadas, que podem entrar em contato com a biblioteca do CEU pelo telefone 3524-1380, agendando a participação dos alunos no Cine Debate, que acontece às segundas-feiras, às 14 horas. A idade mínima para participar do evento é 14 anos.