Rio Claro realiza neste mês uma série de atividades em comemoração à Semana da Consciência Negra. Programação cultural gratuita será realizada até dia 27 de novembro. Ato cívico marcará o Dia da Consciência Negra (20) às 9 horas no paço municipal.
“A comunidade negra foi e é importante na construção da nossa cidade e este momento pede essa reflexão e valorização do negro”, frisa Daniela Ferraz, secretária da Cultura. A semana é organizada pela Secretaria da Cultura, por intermédio da Diretoria de Políticas Especiais.
“A programação visa celebrar a cultura e raízes da comunidade negra e também discutir os direitos dos negros, muitas vezes discriminados”, observa Josiane Martins, assessora dos Direitos Raciais.
Na quarta-feira (14) será feita entrega da medalha Zumbi dos Palmares a pessoas que trabalham em prol da comunidade negra. A solenidade será às 19h30 na Câmara Municipal. A iniciativa é do vereador Geraldo Voluntário.
Roda de capoeira com as crianças da Academia Esperança será realizada na Philarmônica, às 16 horas dessa sexta-feira (16). No sábado (17) haverá missa afro na Igreja São Benedito às 18 horas. Palestras e exibições de filmes também integram a programação, que pode ser conferida no sitehttp://www.cultura.rc.sp.gov.br/consciencianegra/.
O Mês da Consciência Negra tem apoio da Câmara Municipal, Associação Paulista dos Amigos da Arte (Apaa), Conselho Municipal da Comunidade Negra, Grupo de Capoeira Angola Menino de Arembepe e Quero Cultura.