MENU

accessible_forward Acessibilidade
23 de maio de 2011 Cultura

CONVERSA GRIÔ- 25 de Maio, 19h30, no Arquivo Público –

No próximo dia 25 de Maio, às 19h30, o Arquivo Público e Histórico de Rio Claro receberá pessoas interessadas numa modalidade de aprendizagem da vida que foi denominada de CONVERSA GRIÔ. A proposta desse encontro é aproximar a comunidade de uma história que não está escrita nos livros, pois está apoiada na tradição oral.

A convidada da noite será D. Ângela Gonzaga.

Quem são os Griôs?

As raízes brasileiras que vieram da África estão presentes em quase tudo que é vivenciado hoje. Muitas dessas presenças foram transmitidas oralmente e foram incorporadas na cultura afro-brasileira.

Vivemos como se fôssemos uma mercadoria a mais, escravos do relógio, da correria, da alienação da própria alma e do distanciamento da arte e da cultura que nos formou.

Entre os negros e negras griôs, isso já acontece de outra forma. Saber da vida dos ancestrais, aprender a cuidar dos velhos e das crianças, aprender a história daquele povo, não deixar a memória se perder… São genealogistas, contadores de história, músicos e poetas populares, agentes de cultura sem bancos escolares. Sabedoria da vida, das lições que essa pode nos ensinar são os livros que podem nos deixar. Livros orais, livros sagrados de uma cultura que não se encontra em prateleiras, empacotadas em embalagens coloridas. Na tradição oral, a palavra tem um poder e um significado divino, tem um compromisso com a verdade e com os ancestrais.

Segundo Thomas Hale (1998), os griôs são responsáveis por uma sabedoria e uma arte verbal presentes nos rituais da vida social: nascimento, iniciação, aliança matrimonial, cerimônia de casamento e funerais. Os griôs têm uma imagem social e política, além de um lugar econômico determinante no funcionamento das sociedades do noroeste da África. A palavra griot é francesa, griot no masculino e griote no feminino.

A Conversa Griô será no dia 25 de Maio, às 19h30, no Arquivo Público e Histórico de Rio Claro (Rua 6, nº 3265, Alto do Santana – NAM)

Skip to content