Uma noite de world music encerra no domingo (7) o Festival de Música de Inverno de Rio Claro. Na primeira parte da noite, o espetáculo dança do ventre, que começa às 18 horas, vai reunir o músico Kainã, no derbak, e a dançarina Jamille Palej. Como todas as demais apresentações, a entrada é aberta ao público e o espetáculo acontece no Casarão da Cultura.
Derbaquista há mais de cinco anos, acompanhando grupos de dança do ventre, Kainã é especialista em ritmos árabes. Compositor e violonista erudito, ministra aula de violão clássico e popular e está cursando Música – Licenciatura – na Universidade Metodista de Piracicaba (Unimep).
Jamille Palej iniciou a vida artística aos 7 anos, fazendo Teatro e Ballet. Em 2000, aos 10 anos deu início aos estudos em Dança do Ventre e Street Dance. Mas sua real paixão aflorou quando teve contato com o Tribal Fusion, há seis anos. Estuda percussão árabe, tocando derbak e snujs desde 2008. Cursa Educação Física, faz parte do corpo de baile principal da Cia. Xamã Tribal e é integrante do Dancers South America. “Através da dança, quero disseminar e criar seguidores da arte para obtenção de bem estar físico e emocional”, explica. Ela propõe uma fusão da dança do ventre com o flamenco, dança indiana e outras.
O 3º Festival de Música de Inverno é uma verdadeira maratona musical, que durante 20 dias oferece 28 apresentações e oito atividades educativas (duas apresentações didáticas, cinco workshops e uma oficina). Inúmeros estilos têm vez: música clássica e erudita, canto lírico, canto coral, modinhas, músicas de seresta, chorinho, samba raiz, samba antigo, mpb, bossa nova, jazz clássico e contemporâneo, baladas, pop-rock nacional e internacional, black music, soul, soul-samba, ska e world music.
O evento é uma realização da Prefeitura de Rio Claro, através da Secretaria Municipal de Cultura em parceria com a Orquestra Filarmônica de Rio Claro; conta com a colaboração das Secretarias Municipais da prefeitura e representantes da comunidade: Aquiles Faneco (músico), Balaio Zen, Boss – Roland, Cia do Tempo, Danilo Vecchiato (web designer), EM&T Campinas, Profa. Dra. Georgina Faneco Maniakas, Jog Music, Lig Chopp Germânia, Loc–Tok eventos, Mundocolor, Music Hall Rio Claro, Proac – Governo do Estado de São Paulo, ProEx-UFSCar e SuperSoft Sistemas.
O Casarão da Cultura fica na avenida 3, 568, Centro, (esquina com a rua 7), com entrada franca para todas as atividades.