O projeto Em Nome do Samba será apresentado em Rio Claro nesse domingo (31) dentro de Festival de Música de Inverno, que acontece gratuitamente no Casarão da Cultura. A atividade começa às 20 horas e será comandada pela banda Couro do Cabrito.
O espetáculo vai prestar homenagem a Nelson Cavaquinho, que faria 100 anos em 2011 se estivesse vivo. Notório mangueirense, Cavaquinho faleceu em 1986 e é um dos nomes mais célebres não só do samba, mas de toda a música brasileira.
O projeto Em Nome do Samba tem o objetivo de resgatar o samba menos conhecido da população. Trata-se de uma série de apresentações divertidas e dançantes focada no samba antigo de qualidade, com intervenções nas quais se conta um pouco da história desse gênero musical, talvez o mais brasileiro de todos, além de curiosidades, vida e obra de grandes sambistas.
A banda Couro do Cabrito é formada por músicos conhecidos de Rio Claro – Thiago Gama (violão e voz), Eduardo Barsotti (percusssão), Diogo Careca (percussão e voz), Lucas Penteado (cavaco) e Emílio Moraes (violão sete cordas). Clássicos como Luz Negra, Flor e espinho e Rugas são algumas músicas incluídas no repertório a ser apresentado domingo no Casarão da Cultura.
O 3º Festival de Música de Inverno é uma verdadeira maratona musical, que durante 20 dias oferece 28 apresentações e oito atividades educativas (duas apresentações didáticas, cinco workshops e uma oficina). Inúmeros estilos têm vez: música clássica e erudita, canto lírico, canto coral, modinhas, músicas de seresta, chorinho, samba raiz, samba antigo, mpb, bossa nova, jazz clássico e contemporâneo, baladas, pop-rock nacional e internacional, black music, soul, soul-samba, ska e world music.
O evento é uma realização da Prefeitura de Rio Claro, através da Secretaria Municipal de Cultura em parceria com a Orquestra Filarmônica de Rio Claro; conta com a colaboração das Secretarias Municipais da prefeitura e representantes da comunidade: Aquiles Faneco (músico), Balaio Zen, Boss – Roland, Cia do Tempo, Danilo Vecchiato (web designer), EM&T Campinas, Profa. Dra. Georgina Faneco Maniakas, Jog Music, Lig Chopp Germânia, Loc–Tok eventos, Mundocolor, Music Hall Rio Claro, Proac – Governo do Estado de São Paulo, ProEx-UFSCar e SuperSoft Sistemas.
O Casarão da Cultura fica na avenida 3, 568, Centro, (esquina com a rua 7), com entrada franca para todas as atividades.