10 de março de 2016
Cultura
Estúdio de gravação no Centro Cultural vai divulgar músicos rio-clarenses
Em implantação no Centro Cultural Roberto Palmari, o Estúdio Público de Rio Claro deverá tirar do anonimato trabalhos autorais musicais produzidos no município por artistas solo, bandas e outros grupos cujas limitações financeiras os impedem de alçar vôos mais altos na carreira. “A idéia é registrar o som da cidade”, resume o diretor da Secretaria da Cultura, Ivo Reseck, valendo-se de uma interpretação poética da função que o espaço terá.

“Estamos preparando o espaço e a experiência extraída de iniciativas similares, em outras cidades brasileiras, já nos assegura que este é o caminho para incentivar talentos, valorizar e preservar a memória musical rio-clarense”, afirma o secretário Sérgio Desiderá, destacando que “esta é uma situação inédita em Rio Claro”.
Quando em atividade, o acesso aos equipamentos do estúdio será feito a partir da abertura de editais, estabelecendo as regras de utilização do sistema. Os projetos inscritos serão avaliados, anunciando-se então os selecionados. Em contrapartida à utilização dos equipamentos para as gravações, o autor beneficiado se comprometerá a promover apresentações públicas gratuitas para a população, o que também colabora para a divulgação dos trabalhos.
Reseck informa que o estúdio agrega soluções tecnológicas modernas, resultando em gravações de alta qualidade. Na etapa atual dos trabalhos, está sendo providenciado o tratamento acústico da sala. “Quando concluído e em atividade, o estúdio permitirá a conversão de registros do meio magnético para o meio digital”, acrescenta o diretor, “e isso significa também recuperar nossas memórias musicais, patrimônio precioso para a posteridade”, complementa o secretário Desiderá.
O anúncio da instalação do estúdio público teve imediata repercussão no meio artístico amador de Rio Claro. A produtora da Banda Balaio de Gato e atriz da companhia de teatro Por volta de logo depois, Carla Vogelsanger já esteve visitando o espaço e opina que a iniciativa representará um grande impulso na divulgação dos talentos da terra. “São equipamentos muito bons e Rio Claro tem ótimas bandas, músicos, artistas em geral que esperam ansiosos por essa oportunidade”, avaliou.