Acontece nesta terça-feira (18) às 20 horas no Casarão da Cultura de Rio Claro a abertura da exposição do artista rio-clarense Renë Mainardi intitulada Caminhos e Fragmentos de Espacialidade – Arte Contemporânea – onde o artista apresenta trabalhos visuais de linguagem explicitamente ligada à arte contemporânea propondo em suas criações uma relação de construção artística de objetos de valor comum associados a materiais de produção artística tradicionais. Ligados esteticamente, esses itens propõem uma discussão e reflexão sobre cenas e assuntos ligados ao cotidiano com pitadas de critica social.
A exposição é dividida em momentos distintos. “Caixa de Sabores e Saberes” é uma série de oito arte-objetos que se mantêm ligados esteticamente por se encontrem construídas dentro de quadros de madeira acabados em vidros. Essa coleção usa diversos elementos em seu processo de composição, como materiais de arte e objetos de uso comum.
Outra parte da exposição é a série Sincretismo Religioso na qual o artista propõe na técnica “acrílica sobre tela e serigrafia sobre papel vegetal” um debate sobre a apropriação de simbolismos estéticos dos orixás relacionando seu sincretismo aos santos católicos.
Em outro momento o espectador pode interagir com a série de instalações intituladas em “E isto é arte?” e Pecados, passeando por obras que permitem um processo de integração com a obra de arte pré-estabelecida. Ligadas a reflexões sobre assuntos cotidianos, propõem dialogo sobre a função social da arte utilizando matérias e fragmentos relacionados ao senso-comum.
Na ocasião da abertura o publico poderá conferir a apresentação do livro Leve – + Leve do também artista e curador da exposição José Roberto Sechi, artista atuante no cenário da arte contemporânea com o qual Mainardi desenvolve trabalhos em conjunto. Ambos os artistas embarcam a Caracas ainda neste mês para participarem da exposição 1 + 1 = 3 ElectroPoPoemas, com a apresentação de trabalhos de eletrografia, colagem e sobreposição de imagens na Capital Venezuelana.
Sobre a exposição que acontece em Rio Claro a partir de terça-feira o curador Sechi destaca que “’Caminhos de Fragmentos e Espacialidade – Arte Contemporânea’ é um percurso através da obra recente do artista multimídia Renê Mainardi, que gravita entre santos, oratórios pop-sociais, sabores e pecados em obras que se unem pelo fio da escrita nos conduzindo pelo espaço como ‘manuais de instrução’ para o olhar”.
A mesma exposição foi apresentada ao público no mês de julho do ano passado na Pinacoteca Municipal “Miguel Dutra” em Piracicaba, cidade na qual o artista rio-clarense residiu por alguns anos, e agora está no O Casarão da Cultura de Rio Claro que fica na avenida três, esquina com a rua sete, e estará com a exposição aberta ao público até o dia 12 de fevereiro.
Renê Mainardi é graduado em Radio e TV e em Artes Plásticas, especialista em Cinema Documentário pela Escola Internacional de Cine e TV de San Antonio de Los Banos, Cuba, e Pós Graduado em Arte Educação.
Participou de diversos salões de artes plásticas e fotografia e variadas mostra de Cinema e Vídeo sendo premiado em algumas ocasiões.
O artista atua também como produtor cultural, curador de mostras de arte e fotografia e criação de concepção de ambientes de arte, prestando serviços para segmentos públicos e privados. Como educador Mainardi é agente educacional de Arte e Cultura da Ong União de Amigos do Menor.