MENU

accessible_forward Acessibilidade
11 de junho de 2014 Cultura

Festa junina Black é atração em Rio Claro no fim de semana

Rio Claro realiza no próximo fim de semana a Black June, maior festa junina Black do interior paulista. Com atrações musicais, ampla praça de alimentação e praça de artesanato, a festa acontece no sábado (14) e domingo na Avenida Ulysses Guimarães (entre avenidas 22-A e 24-A). A entrada é gratuita.

A festa é realizada pela juventude negra e atualmente está integrada ao calendário oficial de eventos do município. “A Black June é uma festa junina que começou pequena com um grupo de amigos do Bronx (ponto de encontro localizado no final da Avenida Ulysses Guimarães) e hoje é atração regional e esperada por toda a comunidade”, explica Kizie de Paula Aguiar, assessora municipal de Integração Racial.

No sábado o evento começa às 19 horas e no domingo (15) às 12h30. Apresentações musicais animarão os dois dias de festa. No repertório estão ritmos variados, como samba rock, MPB, chorinho, rap, black music, pagode e samba de raiz. Destaque para as apresentações do sambista Márcio, ex-Art Popular, e do grupo de rap SNJ. Na programação estão também Projeto Raizeiro, Jeito Simples, DJs Residentes Banca Forte da Sul, MPBrasil, Chorinho, Bruno Santos, Jessica Areias, Samba e Prosa, Samba da Ladeira, TM Mascote, Daniel Garnet e Peqnoh.

Variados pratos típicos poderão ser adquiridos nas barracas da praça de alimentação. Pastéis, feijoada, acarajé, jabaculé, espetinhos, caldos, salgados e guloseimas juninas são algumas das delícias que estão no cardápio festa.

Na praça de artesanato haverá lindas peças desenvolvidas para a festa, além de artigos afro-brasileiros, comercializados por jovens negros empreendedores de Rio Claro e região.

Em 2013 cerca de 3.000 pessoas participaram dos dois dias de festa. “Nossa expectativa é repetir em 2014 o sucesso alcançado nos últimos anos”, comenta Kizie.

A festa faz parte do calendário de eventos do aniversário da cidade e tem o apoio das secretarias de Cultura, Turismo, Educação, Obras e Planejamento, Desenvolvimento e Meio Ambiente, além das assessorias de Integração Racial e Juventude. A Secretaria Estadual da Cultura, por meio das assessorias para Gêneros e Etnias e para o Hip Hop, disponibilizou para o evento a atração musical SNJ.

Pular para o conteúdo