O Festival da Canção de Rio Claro, que será realizado nesse mês de outubro, tem mais de 130 músicas inscritas. Encerradas as inscrições no dia 4, os organizadores registraram a participação de 82 compositores e 131 músicas, de diversas localidades.
Do Estado de São Paulo foram recebidas 79 inscrições, sendo 43 de compositores rio-clarenses e 36 compositores de outras cidades. Além de São Paulo, estão representados Belo Horizonte (MG), Maracajá (SC0 e Rio de Janeiro (RJ). A diversidade presente no festival vai além das origens dos seus compositores. Os gêneros musicais também são os mais variados.
Estão presentes gêneros como o Rock, Pop, Folk, Punk Rock, Samba, Black Music, Blues, Forró, MPB, Chorinho, Música Regional, Sertanejo, Frevo e Rap, dentre outros.
Para o diretor de Patrimônio Histórico e Cultural, Ivo Reseck, “com muitas inscrições de várias cidades e estados, o festival traz a contribuição de mostrar a diversidade cultural brasileira, assim como demonstra a presença marcante da música como parte do patrimônio cultural rio-clarense”.
Segundo o secretário de Cultura, Sérgio Desiderá, “as apresentações ao vivo serão um momento para o público de Rio Claro e visitantes apreciarem boa música e possibilitar a abertura de uma porta para o sucesso aos participantes”.
Das 131 músicas inscritas serão selecionadas 30 para as semifinais que acontecerão no Centro Cultural “Roberto Palmari” nos dias 25 e 26 de outubro, a partir das 18h. As 14 músicas selecionadas nas semifinais, incluindo o ganhador do Festival de Música Estudantil, se apresentarão na grande final no dia 27 de outubro.
O Festival da Canção é uma realização da Prefeitura de Rio Claro, por meio da Secretaria Municipal de Cultura e é aberto ao público com entrada gratuita. Mais informações pelo telefone(19) 3522-8000.