MENU

accessible_forward Acessibilidade
02 de setembro de 2013 Cultura

Festival de Cinema FIIK 2013 tem programação neste final de semana

Será encerrado no domingo, 1º se setembro, o Festival Internacional de Cinema Kino Olho (FIIK 2013), realizado pelo Grupo Kino Olho, com apoio da Secretaria Municipal de Cultura de Rio Claro e da Cia Tempero D’alma de Artes Cênicas. Iniciada dia 29 último, a programação está sendo desenvolvida na Sala de Cinema do Centro Cultural Roberto Palmari.

Já na noite de abertura foram entregues os prêmios ao melhor filme de ficção, “Nina”, de Rodrigo Zerbetto, e ao vencedor na categoria documentário, “Estação Bahia”, uma produção conjunta Brasil-Cuba, de André Michiles e Fábio Bardella. O prêmio da Mostra Kino-Olho, por sua vez, será decidido por votação do Júri Popular, no dia da exibição.

O FIIK 2013 reúne curtas com duração de, no máximo, 20 minutos, quase todos com classificação livre para o público, segundo o coordenador do grupo, João Paulo Miranda Maria. O programa inclui, por exemplo, a ficção “Menino do Cinco”, de Wallace Nogueira e Marcelo Matos de Oliveira, premiado no Festival de Gramado, em 2012. Produções de alunos das oficinas de cinema realizadas pelo Kino Olho, mensalmente, em diferentes bairros de Rio Claro também entraram na programação que segue abaixo, para sábado e domingo.

31 DE AGOSTO, 20 HORAS:

O QUE APRENDI COM MEU PAI – MOSTRA FICÇÃO de Getúlio Ribeiro Marques.  Homem dirige por estrada e narra alguns assassinatos que cometeu no passado. CLASSIFICAÇÃO – 14 ANOS.

ESTAÇÃO BAHIA – MOSTRA DOCUMENTÁRIO de André Michiles e Fábio Bardella. Uma balsa atravessa a baía, um trem rumo ao interior e o laço entre dois povos. CLASSIFICAÇÃO – LIVRE.

FOGO – PAGOU – MOSTRA DOCUMENTÁRIO de Ramon Batista – Um cemitério abandonado no meio do sertão cercado de lendas e histórias contadas pelos moradores. CLASSIFICAÇÃO – LIVRE.

PIOVI, IL FILM DI PIO – MOSTRA DOCUMENTÁRIO de Thiago Brandimarte Mendonça. “Piovi” não é um retrato do cineasta esquecido Pio Zamuner, mas o retrato de uma paixão compartilhada por duas gerações. CLASSIFICAÇÃO – LIVRE.

CIDADE IMPROVISADA – MOSTRA DOCUMENTÁRIO de Alice Riff, o documentário explora as grandes cidades brasileiras e seus problemas sob a ginga e a poesia do freestyle. CLASSIFICAÇÃO – LIVRE.

BARRÃO – MOSTRA DOCUMENTÁRIO de Christian Fischgold e André Renaud, é a história de um catador de lixo que trabalha nas ruas da cidade do Rio de Janeiro. CLASSIFICAÇÃO – LIVRE.

1 DE SETEMBRO, 20 HORAS:

O MENDIGO – MOSTRA FIÇCÃO de Massanori Takaki. Uma atriz, um ator desempregado, uma clínica psiquiátrica, os delírios, as desilusões, realidade ou imaginação? CLASSIFICAÇÃO – LIVRE.

ALISTE-SE – MOSTRA FICÇÃO de Letícia Tonon – Uma deusa, um cego, uma drag e um aventureiro saem pela cidade com a missão de “alistar jovens”. CLASSIFICAÇÃO – LIVRE.

IDA DO DIABO – MOSTRA KINO-OLHO de JP Miranda Maria – A chegada de um estranho sujeito numa noite boêmia em Moscou. CLASSIFICAÇÃO – 14 ANOS.

EZEQUIEL – MOSTRA KINO-OLHO de JP Miranda Maria – Ezequiel é um homem religioso que passa o dia visitando casas para levar a palavra do senhor, mesmo com suas dúvidas. CLASSIFICAÇÃO – 12 ANOS.

VERDE – MOSTRA KINO-OLHO de Matheus Pinto Biscaro. Um homem desnorteado e ainda bêbado acorda de uma noite bem etílica regada a Absinto. CLASSIFICAÇÃO – 12 ANOS.

ESCÁRNIO – MOSTRA KINO-OLHO de Bruno Barrenha.  A solitária rotina de um guarda de teatro toma um rumo diferente quando um bilhete de suicídio é encontrado no palco. CLASSIFICAÇÃO – 12 ANOS.

SOBRE TRILHOS E MEMÓRIA – MOSTRA KINO-OLHO de Claudia Seneme do Canto. A história da presença da ferrovia em Rio Claro através do imaginário de um trabalhador ferroviário. CLASSIFICAÇÃO – LIVRE.

Pular para o conteúdo