O Festival de Música de Inverno de Rio Claro começa na terça-feira (23) e vai esquentar as noites no Casarão da Cultura até o dia quatro de agosto com um caldeirão de estilos musicais que vão animar o público em shows gratuitos com nomes de destaque do cenário musical rio-clarense. A abertura, às 20 horas, também marca o início da exposição “Arte Realista & Ícones da Música”, com trabalhos de Ronaldo Ciribelli retratando grandes nomes da música.
O destaque musical da noite será a dupla Adriana César e Fernando Gonçalves, que vai levar ao público grandes obras da MPB. Os artistas apostam na versatilidade do repertório, no apuro da execução e na comunicação com o público como diferencial de seu trabalho. A dupla substitui a banda Maloca Fina, que estava escalada para tocar nessa terça-feira, mas cancelou a apresentação.
Além da dupla, outras atrações estão programadas para a noite de abertura do Festival de Inverno. Na parte externa, Thalita Gobbo, a VJ Skylar, fará projeções nas janelas do Casarão da Cultura, e a dupla Bruna Pazzeto, no saxofone, e Leandro Algisi, no violino, vai recepcionar o público. Leandro e Bruna começaram a se apresentar em 2006, criando um estilo próprio de interpretação de grandes canções nacionais e internacionais do repertório erudito e popular.
Dentro do recinto, o pianista Silas Massini fará a ambientação musical. Massini é um dos poucos pianistas que não utiliza partituras para tocar, e interpreta temas da música popular nacional e internacional, antigas e contemporâneas.
O público também verá circulando pelos espaços interno e externo do Casarão da Cultura atores da Cia de Teatro Tempero d’Alma, caracterizados como grandes nomes da música.
Nos demais dias do festival, o cardápio musical será variado, com pop rock, jazz, temas de cinema, homenagens a nomes de peso da MPB e da música internacional, música erudita, música afro-brasileira, samba, música clássica, bossa nova e muito mais. Cada noite será especial e na medida para os amantes da boa música.
Além dos shows no Casarão da Cultua, o Festival de Música de Inverno traz uma série de eventos paralelos, entre eles apresentações em asilos, hospitais e centros assistenciais. Também haverá ensaios abertos de alunos da Orquestra Filarmônica de Rio Claro.
O evento é uma realização da Prefeitura por intermédio da Secretaria de Cultura em parceria com a Orquestra Filarmônica de Rio Claro. O patrocínio é da Elétrica Garcia. O evento tem ainda o apoio de Balaio de Gato, Beta-Plan, Espaço Cozinha Restaurante, Fricock, Jog Music, Mundo Color, projeto Música em Cena, Restaurante Jangada e Soul Singer’s Escola de Canto.