MENU

accessible_forward Acessibilidade
14 de junho de 2011 Cultura

Fórum na sexta-feira começa preparação para Conferência da Cultura de Rio Claro

Após ser integrado ao Sistema Nacional de Cultura pelo governo federal, Rio Claro começa a preparar a primeira Conferência Municipal de Política Cultural, que o prefeito Du Altimari está convocando para o mês de outubro. A primeira atividade do cronograma que culminará na conferência é o Fórum de Política Cultural, evento a ser realizado nessa sexta-feira (17), às 19 horas, no teatro do Centro Cultural Roberto Palmari.

O fórum é aberto ao público. “Acreditamos que essa iniciativa vai trazer importantes subsídios para a construção de uma política democrática de cultura”, comenta Altimari referindo-se ao evento de sexta-feira.

Para conversar com os participantes, a atividade contará com a presença de Célio Turino, idealizador dos pontos de cultura instalados no país e integrante do Ministério da Cultura entre 2004 e 2010. Ele vai explicar as linhas gerais da política cultural desenvolvida no Brasil e falará sobre experiências relativas às Conferências de Cultura.

“Queremos um Conferência que não apenas atenda à exigência do Ministério da Cultura, mas que principalmente seja um instrumento para que todos possam opinar e ajudar na construção da política cultural de Rio Claro para os próximos anos, e para isso o fórum será essencial”, diz o Secretário da Cultura, Ney Fina.

O diretor de Políticas Populares da Secretaria Municipal da Cultura, Luiz Carlos Rodrigues Rezende, explica que outro fator essencial do Fórum de Políticas Culturais dessa sexta-feira é o lançamento do cronograma de pré-conferências da cultura que vão anteceder a conferência de outubro.

Convênio

Uma série de exigências do governo federal deve ser atendida a partir de agora por Rio Claro em função da adesão do município ao Sistema Nacional de Cultura, anunciada neste mês. Plano de trabalho, fixação de metas, cronograma de atividades são algumas das etapas que o município deverá cumprir, visando à institucionalização das conferências municipais de cultura, a implantação de um Conselho de Políticas Culturais, a elaboração do Plano Municipal de Cultura, a criação de um Sistema Municipal de Financiamento à Cultura e amplo mapeamento do cenário cultural do município, entre outras demandas estabelecidas pelo Ministério da Cultura.

Pular para o conteúdo