Rio Claro recebe no sábado (12) o bate-papo “Figuras da Dança – Comentado com Hugo Travers”. O evento, gratuito, acontece no Centro Cultural Roberto Palmari (Rua 2, 2880) das 10 horas às 11h30.
Organizado pela prefeitura, por intermédio da Secretaria de Cultura, o evento é realizado pela São Paulo Companhia de Dança (SPDC), mantida pelo Governo do Estado de São Paulo.
Durante a atividade será exibido o episódio da série Figuras da Dança, com direção de Inês Bogéa, diretora do SPDC, sobre Hugo Travers, que estará presente para conversar com o público e contar histórias sobre sua trajetória de vida e carreira. O bate-papo será mediado pela coordenadora de Educativo e Comunicação da SPCD, Marcela Benvegnu.
“Esta atividade é fruto das parcerias que estamos fazendo com os grupos artísticos mantidos pelo governo do estado e parte de nossos esforços para trazer atividades artísticas de qualidade e gratuitas a toda população”, destaca o diretor de eventos da prefeitura, Renê Mainardi.
Segundo o diretor, a apresentação de sábado é mais uma que Rio Claro recebe dentro dessa parceria, que inclui eventos do Circuito Cultural Paulista, das Oficinas Culturais e, em breve, do programa Viagem Literária. “Isso expande a oferta do município de atividades culturais gratuitas e diversifica as linguagens artísticas na programação oferecida à comunidade”, observa.
A série Figuras da Dança tem como principal objetivo incentivar o registro e a preservação da memória da dança brasileira no país. É um momento de encontro do artista com a sua própria história. Com base em entrevistas feitas por Inês Bogéa durante a gravação dos documentários, o artista divide a experiência na dança e relembra fatos que ocorreram ao longo de sua trajetória.
Hugo Travers
Argentino radicado no Brasil, Hugo Travers dedicou sua vida à dança. Aos 20 anos, ingressa no Ballet Nacional de Cuba, por intermédio de Alícia Alonso, e viaja com a companhia em turnê pela Rússia, China e outros países. Dança no Balé de Stuttgart, na Alemanha, ao lado da bailarina Márcia Haydée.
Foi contratado para trabalhar na Televisão Nacional Iraniana, com o grupo Pars National Ballet. Retorna à Argentina durante um curto período. Muda-se para o Brasil, em Belo Horizonte, onde funda, com Paulo e Rodrigo Pederneiras, o Grupo Corpo, com o qual permaneceu durante nove anos.
Depois disso, Travers ingressa no Balé da Cidade de São Paulo para assumir diversas funções, como assistente de direção, professor, coreógrafo e maître de balé. Aposentou-se em 2012 pelo Balé da Cidade de São Paulo. Em 2013 foi convidado por Inês Bogéa, diretora da SPCD, para protagonizar o episódio da série Figuras da Dança, sobre sua trajetória de vida e carreira.