O Centro Cultural Roberto Palmari recebeu na tarde de terça-feira (9) a visita de índios da tribo Fulni-ô, do município de Águas Belas, Pernambuco. Os índios apresentaram um pouco de sua cultura, por meio do artesanato, música e dança. A atividade foi promovida pelas secretarias de Cultura e Educação.
“É preciso olhar para o índio não apenas com curiosidade, mas com a ciência de que ele representa uma parte da cultura brasileira”, afirmou o secretário da Cultura, Sérgio Desiderá, acrescentando que a beleza cultural brasileira está também em sua diversidade. “O índio representa uma cultura diferente da nossa, mas que está incluída nessa diversidade cultural e deve ser respeitada”, comentou.
“A importância das diferentes culturas é trabalhada nas escolas, inclusive a indígena, destacando sempre o respeito que a elas deve ser dedicado”, disse Heloísa do Carmo, secretária da Educação. “Especialmente durante este mês as escolas da rede municipal organizarão atividades sobre o tema em comemoração ao Dia do Índio”, finalizou Heloísa.
Uma apresentação dos índios da tribo Fulni-ô está confirmada para 19 de abril, Dia do Índio. Organizado pela secretaria da Cultura, o evento terá também encenações teatrais com foco na cultura indígena e será realizado no teatro de arena do Bosque do Paiquerê – localizado ao lado da antiga entrada da Floresta Estadual.
Os índios ficarão em Rio Claro até o final do mês, divulgando sua cultura. As manifestações são direcionadas a toda a comunidade, especialmente instituições de ensino. Quem tiver interesse na presença dos indígenas devem entrar em contato com o Centro Cultural, pelo telefone 3522-8000, falar com Kátia.