As obras de arte concorrentes da categoria regional de artes visuais do Mapa Cultural Paulista 2013/2014 podem ser vistas na sala de exposição do Centro Cultural de Rio Claro a partir desse sábado (19).
Pela primeira vez o município é sede da etapa regional do Mapa e, até o dia 28, abrigará 90 obras nas categorias Artes Plásticas, Fotografia e Desenho de Humor de 33 cidades participantes da mostra competitiva que selecionará os melhores trabalhos para a etapa estadual.
A abertura da exposição no sábado será às 18 horas, com entrada gratuita. No mesmo dia corpo de jurados especializado fará o processo de seleção e também acontecerá a divulgação dos ganhadores. Ainda na noite de sábado, os jurados farão um bate-papo com o público sobre artes visuais.
Para o secretário municipal de Cultura, Sergio Desiderá, “será uma honra receber pela primeira vez a seleção regional do Mapa Cultural”. O secretário salienta o destaque que o município recebe ao sediar o evento e a oportunidade do público rio-clarense e da região conhecer de perto obras de uma das mais prestigiadas mostras do estado.
A exposição poderá ser vista gratuitamente no Centro Cultural (Rua 2, 2880, Vila Operária) de segunda à sexta-feira, das 8 às 11 horas e das 13 às 17 horas. Rio Claro será representado pelos artistas Sechi e Danilo Monaco, na categoria Artes Plásticas, e pelo fotografo Sebastião Luiz Miotto na categoria Artes Visuais.
“O Mapa Cultural traz uma gama de trabalhos de grande expressão artística tornando essa uma oportunidade ímpar de contato com grandes artistas visuais”, destaca o diretor de eventos da Secretaria Municipal de Cultura de Rio Claro, Renê Mainardi. “Certamente estaremos muito bem representados pelos artistas rio-clarenses selecionados para esta etapa”, completa.
Mapa Cultural
Desde 1995 o Programa do Mapa Cultural Paulista – cujo objetivo é valorizar e divulgar a produção cultural do interior paulista – representa uma excelente oportunidade para os municípios levarem cultura à população. A iniciativa também é importante por descobrir talentos regionais. O Mapa Cultural é voltado aos artistas que tenham residência comprovada no interior do Estado de São Paulo.
Mais informações e agendamento de grupos ou escolas para visitação no Centro Cultural, pelo telefone 3522-8000.