O Casarão da Cultura de Rio Claro recebe no próximo dia cinco, terça-feira, a vernissage da exposição A Beleza do Simples, mostra que vai reunir obras de cerâmica artística do grupo Roda Cerâmica. O evento, aberto ao público, começa às 20 horas.
A mostra, que estava sendo apresentada na capital paulista, tem curadoria de Oscar D’Ambrósio e fica em exposição até 10 de junho, sempre das 10 às 22 horas, no Casarão.
A exposição coletiva tem trabalhos das artistas Bia Camargo, Lica Cruz, Maria Angélica Dias, Neide Caldas, Raquel Klepacz e da rio-clarense Josiane Lazarini, que convida a comunidade a conhecer “um trabalho diferenciado, no qual abordamos as qualidades estéticas do que é simples e imperfeito”, explica, frisando que se trata de itens bastante diversos dos encontrados entre os produtos da cerâmica industrial.
A abordagem é inspirada na expressão japonesa Wabi Sabi, que ressalta a importância da simplicidade, da naturalidade da aceitação da realidade como ela é. Em seu catálogo de apresentação, o grupo Roda Cerâmica aponta a base fundamental desse conceito na concepção da vida encarada em sintonia maior com o tempo e o espaço, distante de valores fúteis.
“A cerâmica está muito ligada a esse raciocínio, pois, na tradicional cerimônia oriental do chá, onde se buscava o acesso direto e intuitivo ao transcendental, longe de um pensamento intelectual e/ou materialista, a bebida era preparada em utensílios minimalistas, feitos à base de argila e engobe, sem detalhes”, explica o material de divulgação no texto A Arte da Imperfeição.
As obras de cerâmica artesanal incluídas na mostra poderão ser adquiridas pelo público, que também vai encontrar um espaço para comprar utensílios – xícaras, pratos, vasos, entre outros – também confeccionados pelas artistas.
Grupo
Fundado em 2010 por Bia Camargo e Vania K. Ferro, o grupo Roda Cerâmica mantém reuniões de trabalho e estudo a cada mês com o intuito de compartilhar conhecimentos e aprimorar técnicas para se trabalhar com cerâmica seguindo o conceito do Wabi Sabi. Esses encontros, segundo as integrantes, possibilitam a ampliação na forma de ver e divulgar a cerâmica como uma arte.
O Casarão da Cultura de Rio Claro, onde acontece a mostra, fica na Avenida três, 568, esquina com a Rua sete, no Centro.
Mais informações sobre o grupo Roda Cerâmica pode ser encontrado no endereço eletrônicowww.rodaceramica.blogspot.com .