As obras de Silvio Iamondi poderão ser vistas gratuitamente a partir de terça-feira (14) no saguão do paço municipal em Rio Claro, das 8 às 17 horas. Com a exposição “25 anos, fazendo da arte um estilo de vida”, o artista plástico, arquiteto e urbanista comemora o sucesso do trabalho desenvolvido.
Na exposição podem ser vistas obras produzidas ao longo dos 25 anos de carreira de Iamondi. O objetivo é que a simplicidade das obras do artista dissemine uma postura sustentável, já que o reaproveitamento é o norte do seu trabalho.
Com janelas retiradas de demolições e outros materiais saídos de caçambas de lixo, Iamondi transforma em arte aquilo que foi desprezado, quebrado ou inutilizado, dando aos objetos novas características, mostrando que o valor das coisas está no olhar e no empenho de quem as vê.
“No início eu buscava sozinho nas caçambas de lixo materiais que pudessem ser reaproveitados, com a exposição do meu trabalho e o reconhecimento das pessoas, hoje, muitas vezes as pessoas me ligam avisando sobre materiais que possam ser transformados em obras de arte”, diz o artista, acrescentando que isso o deixa muito feliz, já que representa que o trabalho está dando frutos.
Silvio Iamondi já promoveu diversas exposições na cidade, dentre elas Visões da Janela, Novos Horizontes e Percepções – Espaços e cores. Ao longo de sua carreira desenvolve projetos e empenha-se para combater os agentes da poluição visual nas cidades. Sua carreira profissional é motivo de comemoração para ele, que tem em seu portfólio trabalhos urbanísticos desenvolvidos em Rio Claro, e também em Campo Grande, onde residiu por oito anos. Cursou Arquitetura e Urbanismo na Faculdade de Belas Artes de São Paulo, completando sua formação em Educação Artística na Universidade Federal do Mato do Grosso do Sul.
O paço municipal fica na Rua 3, entre avenidas 3 e 5, Centro.