MENU

accessible_forward Acessibilidade
08 de outubro de 2010 Cultura

Mozart, Bach e Tchaikovsky estão em concerto da Sinfônica no sábado

A orquestra de cordas da Sinfônica de Rio Claro realiza nesse sábado (9) concerto com entrada franca na capela do colégio Puríssimo Coração de Maria (Rua 7, Avenidas 3 e 5, Centro). O espetáculo, com interpretações de obras de Mozart, Bach e Tchaikovsky, começa às 20h30. A apresentação terá a regência de Sérgio Assumpção e presença de Ivenise Nitchepurenco, ao violino.

Os destques musicais começam com O Divertimento n° 1 de Mozart, composto em Salzburgo, junto aos de números 2 e 3 (K. 136, 137 e 138). Trata-se de música que reúne já muitas das qualidades da maturidade mozartiana: clareza de idéias, transparência de textura, virtuosismo, referência à imitação contrapontística, dentre outras. Embora o título “divertimento” sugira música leve e descompromissada, sob a pena de Mozart o gênero passa a contar com um leque de expressões e exigências até então inéditos.

O concerto em lá menor para violino e orquestra de Johann Sebastian Bach, por sua vez, possui os três movimentos tradicionais, rápido-lento-rápido. No primeiro, há a alternância entre o tutti orquestral e as frases solistas, subsidiando o aparecimento das idéias musicais e da evolução harmônica. No segundo movimento, um acompanhamento tecido de maneira obstinada oferece apoio para as recitações melódicas do violino solo, que exala um tom declamatório. O terceiro movimento é alegre e trabalha figuras de dança em articulações ora graciosas, ora enérgicas.

Já a Serenata para orquestra de cordas de Tchaikovsky foi composta em 1880 e representa bem o apogeu do Romantismo. Repertório obrigatório para as orquestras de cordas, possui quatro movimentos, todos eles de intensa expressão e lirismo, ao lado de elevado nível de exigência técnica. O primeiro movimento, de caráter grandioso, possui marcatos de enfática articulação. O segundo é uma valsa, com a melodia principal, primeiramente ouvida nos violinos, sendo depois levada para violas e violoncelos; e uma segunda parte que alterna curtas figurações entre os naipes. O terceiro movimento é uma tocante elegia, na qual a harmonia e as melodias em cantabile constróem um discurso de rara sensibilidade. O Finale, de caráter alegre, está composto sobre um tema russo, e encerra a obra de maneira vibrante e enérgica.

Orquestra

Dirigida desde 2007 pelo Maestro Sérgio Assumpção, a Orquestra Sinfônica de Rio Claro foi fundada em 1983, sob a direção de Pedro Cameron. Durante estes 27 anos tem prestado valioso serviço ao município, tanto pela realização artística promovida pelos concertos da temporada, quanto pelo incansável trabalho pedagógico realizado pela Escola de Música “Fábio Marasca”.

Regente

Doutorando em música pela USP, Sérgio Assumpção, é também Mestre e Bacharel em Música pela mesma universidade, além de ser formado pela Fundação das Artes de São Caetano do Sul. Foi bolsista do Festival de Inverno de Campos do Jordão nos anos de 1995, 1996 e 1997, na classe de Regência Orquestral, e participou de masterclasses com maestros como Kurt Masur e Helmuth Rilling.

Violino

Ivenise Nitchepurenco iniciou seus estudos musicais aos nove anos na Escola Livre de Música de Araras com o Sr. Raul Sartori Lima. Aos 15 anos entrou para o Conservatório de Tatuí, no curso de violino, e aos 17 no curso de bacharelado no instrumento na UNESP – Universidade Estadual Paulista, em São Paulo. Participou em 2007 do Festival de Brasília e em 2009 do Festival de Inverno de Campos de Jordão, onde além de integrar a Orquestra Acadêmica do Festival e os grupos de música câmara, teve aula com Elisa Fukuda, Pablo de Leon, Emi Ohi Resnick, Kees Hulsman entre outros.

Skip to content