Obras do artista plástico João Paulo Ramos, natural de Americana e atualmente residindo em Limeira, estarão expostas no Casarão da Cultura de Rio Claro de 8 a 20 de abril. A abertura está marcada para esta sexta-feira, dia 8, às 20 horas. O público poderá visitar o espaço de segunda a sexta, das 9 às 11h30 e das 13h30 às 17 horas, com horário reduzido aos sábados e domingos, quando a exposição poderá ser apreciada das 9 às 13 horas. A realização é da Secretaria de Cultura da Prefeitura de Rio Claro.
O título dado à exposição, “Multiplicidade entre Cores e Imagens”, parecem apropriado ao perfil do artista, que se interessa pela arte quando esta é capaz de presentear quem a observa com “sentimentos de bem-estar, conforto e um design agradável”. E vai além ao definir sua pintura como uma expressão da pop-arte, mas num contexto mais urbano, que recorre às colagens, desenhos e pintura, deixando que as imagens se fundam e se transformem.
“Meus trabalhos nascem dos momentos de reflexão, sonhos, conflitos e desejos”, confirma João Paulo, que não tem qualquer dificuldade em fazer uso das mais variadas técnicas para projetar na tela o que lhe vai pelo interior, pela alma, em ebulição constante. Sua pintura aceita a inserção de tinta acrílica, do spray, óleo e esmalte entre outras variantes. Ao recrutar materiais, a predisposição de não reprimir o instinto também se impõe. “Uso objetos, linhas, pedrarias, tecidos, qualquer coisa que contribua para elaborar a criação”, conta.
O resultado dessa combinação de materiais, técnicas e da efervescência criativa de João Paulo estará à espera do público rio-clarense já a partir desta quinta, 8. O artista plástico, também voltado ao design de interiores, hoje resvalando na casa dos 30 anos, já percorreu várias cidades expondo sua arte em coletivas e individuais. Participou e participa, inclusive com várias premiações recebidas, de várias salões de arte e se dedica, também a ministrar aulas de pintura em tela para as participantes do projeto Guri, em Iracemápolis.