Estão abertas em Rio Claro as inscrições para oficina que vai ensinar como fazer pequenos filmes visando principalmente a veiculação nas mídias sociais. É a oficina “Em rede: cinema de bolso”, que será ministrada gratuitamente pelo cineasta campineiro Lucas Vega, no dia 30 de novembro.
A organização é da prefeitura, por intermédio da Secretaria de Cultura. Embora as inscrições possam ser feitas até 25 de novembro, a orientação é para que os interessados não deixem para a última hora, já que as vagas são limitadas. O atendimento é feito no Centro Cultural (rua dois, 2880, Vila Operária), onde será realizada a oficina, com atividades das 9 às 18 horas.
“Essa iniciativa é um meio de democratizar e incentivar a produção artística, além de estimular os participantes a se dedicarem à arte cinematográfica”, destaca o diretor de eventos da Secretaria Municipal de Cultura, Renê Mainardi, informando que no dia da atividade os inscritos deverão levar aparelhos celulares, tablets ou câmeras fotográficas digitais que possuam câmera de filmagem.
Através da criação de pequenos filmes, a oficina irá proporcionar aos participantes a interação criativa com dispositivos móveis de captação de imagens, e mostrar como utilizar estruturas narrativas para contar uma história num formato audiovisual.
Professor de audiovisual, o cineasta Lucas Vega, que comandará a oficina, é formado em sociologia pela Unicamp e também é curador do Festival de Cinema Super 8 de Campinas, além de projecionista do Festival Internacional de Cinema Super 8 de Curitiba (Curta 8). Realizador de diversos curtas-metragens exibidos no Brasil, Argentina, Cuba, Inglaterra e Estados Unidos, Vega recebeu o prêmio de Melhor Filme da Mostra Competitiva com “Boa Morte”, no Festival Internacional de Cinema de Itu.
A atividade chega a Rio Claro em uma parceria da prefeitura com o Governo do Estado de São Paulo, por intermédio da Secretaria do Estado da Cultura em conjunto com a organização social de cultura Poiesis e com as Oficinas Culturais Carlos Gomes.