Sarau de poesia slam será realizado no sábado (18) às 15 horas na biblioteca pública Zeverina Quilici Tedesco, no bairro Cervezão, em Rio Claro. Esta será a primeira vez que a biblioteca recebe a atividade, com entrada franca.
O Coletivo Mãe África e o grupo Canto da Estação participam do evento, que terá também roda de capoeira com a Associação Estrela da Libertação, do mestre Gilberto Santos.
“O slam é um movimento social, cultural e artístico recente, que dá voz para quem antes não tinha, e esta é a oportunidade da comunidade conhecer esta nova maneira de fazer poesia”, observa Daniela Ferraz, secretária da Cultura.
Nas competições de slam, o poeta usa apenas o corpo e voz, dispensando recursos como figurino, acessórios, cenário ou acompanhamento musical. A poesia slam surgiu em Chicago na década de 80 e os poetas abordam questões atuais, trazendo para o debate temas como racismo, violência, drogas, entre outros. A poesia deve ser autoral e precisa ser recitada em até três minutos.