A prefeitura de Rio Claro fez repasse, na segunda-feira, 28, de subvenções a sete entidades do setor cultural, num total de R$ 702 mil.
O prefeito Du Altimari disse que as entidades culturais beneficiadas são “parceiras da administração municipal e estão na vanguarda da cultura local em suas respectivas áreas”. Dirigindo-se aos representantes das entidades ali presentes, afirmou que é preciso ir mais longe, deslocar o foco para a periferia da cidade, para as famílias e em especial, para os filhos dos trabalhadores, “porque há muitos talentos que necessitam de apenas uma oportunidade para se revelarem”.
Sobre a vocação histórica do município para produzir e apreciar as mais variadas manifestações culturais, do popular ao clássico, o prefeito citou a mais que centenária Banda União dos Artistas Ferroviários, a Orquestra Filarmônica e Orquestra Sinfônica de Rio Claro. “Quantas outras cidades têm um patrimônio musical como este?”, perguntou. Altimari lembrou também as ações de seu governo, iniciado em 2009, em prol da cultura, citando eventos que já se consolidam no calendário cultural da cidade, como o Festival de Inverno, Tatoo Fest e o Natal Luz.
O secretário municipal de Cultura, Sérgio Desiderá, ressaltou a parceria com o coletivo de entidades culturais beneficiadas com subvenções da prefeitura. “A cultura não alimenta o corpo, mas a alma” observou. “E este é um alimento fundamental para um povo”, acrescentou. Já o presidente da Câmara, Agnelo da Silva Matos Neto, cumprimentou as entidades beneficiadas com as subvenções pelas atividades que desenvolvem e fez um pedido: “Lembrem-se dos nossos jovens, dessa juventude que mora nos bairros mais afastados do centro e pensem o quanto seria importante para esses meninos e meninas a presença dessas atividades naquelas regiões, inserindo-os nas diversas manifestações da cultura, como deve ser também com o esporte e o lazer”. Os vereadores Raquel Picelli, Maria do Carmo Guilherme, Julinho Lopes, João Zaine e Paulo Guedes também participaram da cerimônia de repasse das subvenções.
Participaram do ato e receberam as subvenções no Paço Municipal representantes das seguintes entidades: Sociedade Musical União dos Artistas Ferroviários, Orquestra Sinfônica de Rio Claro, Grupo Kino Olho, Cia. de Teatro Tempero D’Alma, Coral Municipal O Mensageiro, Orquestra Filarmônica de Rio Claro e Grupo Folclórico Congada e Tambu de São Benedito Rio-clarense.